Bispo de Criciúma visita necessitados durante a Semana Santa
Criciúma (Quarta-feira, 20-04-2011, Gaudium Press) Inspirado pela Semana Santa – época em que a Igreja reflete sobre o sofrimento de Jesus diante do pecado humano – o bispo de Criciúma, em Santa Catarina, Dom Jacinto Inácio Flach, visitou na tarde da última terça-feira, 19, o presÍdio Santa Augusta, para levar uma mensagem de renovação e esperança. O prelado teve a companhia do coordenador diocesano da Pastoral Carcerária, Agobar Souza, e de mais três agentes da pastoral.
Dom Jacinto Inácio Flach abençoa uma das presidiárias/ Foto: Diocese de Criciúma |
Primeiramente, Dom Jacinto foi até a ala masculina. “Em nome de Deus eu vim trazer uma benção para vocês e seus familiares. Rezo todos os dias por muitas pessoas e rezarei por vocês, também”, disse aos detentos. Logo depois, seguiu para a ala feminina, onde realizou a celebração da Palavra e entregou a cada reclusa um escapulário, sobre o qual disse: “Ele tem o coração de Jesus: um coração que nos ama. E atrás, tem um pessoa que o ama muito [referindo-se à Maria, mãe de Deus]”.
Ainda na ala feminina, Dom Jacinto abençoou os bebês que permanecem junto às mães detentas. Voltando-se para elas, pediu: “Proponham-se, quando saírem daqui, a reconstituírem suas famílias e a serem pessoas livres, felizes e realizadas. Vocês cometeram erros, mas todo mundo os comete. Quando ficamos arrependidos, sempre estamos na graça e no amor de Deus”.
Por fim, diante do agradecimento das presas, o prelado disse que apenas estava seguindo o exemplo do Papa Bento XVI, que, certa vez, durante uma visita a um presídio de Roma, ao ser indagado porque estava ali, disse: “Eles são meus filhos também”.
O presídio Santa Augusta tem 786 detentos, dos quais, 104 mulheres.
Visita à Santa Casa de Misericórdia
O espírito de reflexão próprio da Semana Santa também levou o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira Azevedo, a visitar os mais necessitados. Imbuído pelo sentimento de caridade e ajuda ao próximo, o prelado visitou hoje pela manhã os pacientes da Santa Casa de Misericórdia da capital mineira. O prelado passou por diversas alas do estabelecimento, tais como a pediatria, a oncologia, a UTI, enfermarias, a maternidade e outras.
Com informações da CNBB.
Deixe seu comentário