Gaudium news > Arquidiocese de Salvador reabrirá igreja São Pedro dos Clérigos

Arquidiocese de Salvador reabrirá igreja São Pedro dos Clérigos

Salvador (Terça-feira, 19-04-2011, Gaudium Press) A arquidiocese de Salvador ganhará um grande reforço na próxima terça-feira, 26: a reabertura da igreja São Pedro dos Clérigos, importante templo religioso da capital baiana, localizado no terreiro de Jesus, em pleno Centro Histórico de Salvador. A primeira etapa de restauração da igreja já foi concluída e a partir da próxima semana o templo religioso poderá receber celebrações diárias.

dom-murilo.jpg
Dom Murilo Krieger presidirá a cerimônia de reabertura do templo religioso

A cerimônia de reabertura da igreja São Pedro dos Clérigos será presidida às 17h pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Estarão presentes também, o bispo auxiliar da arquidiocese, Dom Gregório Paixão; sacerdotes integrantes da Irmandade de São Pedro, que é proprietária da Igreja; sacerdotes da arquidiocese; fiéis; representantes do Instituto Histórico do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan); além de autoridades municipais e estudais e de operários que participaram das obras.

Restauro

A primeira parte da obra de reforma da igreja São Pedro dos Clérigos consistiu na solução de problemas considerados mais críticos, ou seja, que poderiam causar riscos à edificação. Nesta etapa, os operários se concentraram na cobertura do templo; na rede elétrica; no sistema de segurança contra incêndio; nas estruturas; nas esquadrias; e nos gradis metálicos. Posteriormente, foram restaurados os móveis; as imagens dos santos; as telas; os altares; e os forros.

A Arquidiocese de Salvador informa também que durante o processo de restauro do forro artístico do átrio e pintura nas alvenarias internas e externas da igreja foram descobertas, através de prospecções, pinturas parietais nas alvenarias internas da nave e da capela mor. Obviamente, o restauro de tais pinturas não estava previsto no projeto inicial das obras; dessa forma, a equipe técnica do Iphan deixou aparentes pequenos trechos chamados de janelas, com o intuito de facilitar a visualização para futura intervenção artística.

Igreja São Pedro dos Clérigos

A igreja São Pedro dos Clérigos foi construída no século XVIII pelos integrantes da Irmandade São Pedro, após licença concedida pelo arcebispo Dom Sebastião Monteiro, em 1709. Edificada em alvenaria de pedra e tijolos, sua fachada principal pertence ao estilo rococó e seu interior apresenta uma decoração que transita entre o estilo rococó e neoclássico.

O templo foi tombado pelo Iphan em 1941, possuindo dupla inscrição nos livros de tombo dessa instituição: no livro de História e no livro de Belas Artes. Contudo, apesar da atenção destinada à igreja, o tempo foi implacável e ela chegou ao dias atuais em péssimo estado de conservação, inclusive com trechos desabados.

Diante desse cenário foi que, em 2009, o Iphan assumiu o compromisso de efetuar intervenção em caráter emergencial no monumento.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas