Gaudium news > Curitiba recebe o espetáculo “Inquieto Coração”, inspirado nas reflexões de Santo Agostinho

Curitiba recebe o espetáculo “Inquieto Coração”, inspirado nas reflexões de Santo Agostinho

Curitiba (Terça-Feira, 19-04-2011, Gaudium Press) Reflexões de Santo Agostinho ganham vida no espetáculo “Inquieto Coração”, que será apresentado entre os dias 22 e 24 de abril, no Teatro da Caixa, na cidade de Curitiba, no Paraná. O monólogo, com dramaturgia e atuação de Eduardo Rieche e direção de Henrique Tavares, estreou no ano de 2008 no Rio de Janeiro e desde então vem percorrendo diversas capitais do Brasil.

foto inquieto coracao.jpg
O monólogo abordará temas como a busca da verdade, a condição humana e o conhecimento de Deus

O espetáculo busca fomentar a reflexão sobre o homem e a vida, mergulhando nas reflexões de Santo Agostinho, escritor, bispo e teólogo do século IV, sobre as necessidades, angústias e alegrias do ser humano. O texto foi elaborado a partir da adaptação de quatro das principais obras de Santo Agostinho, produzidas depois da sua ordenação como bispo de Hipona: “Confissões”, “A Cidade de Deus”, “A Trindade” e “Solilóquios”. Seus escritos partem do concreto para o metafísico em um momento em que a filosofia não acredita no alcance da verdade.

De acordo com a assessoria de imprensa da Caixa Cultural, o monólogo abordará temas como a busca da verdade, a natureza do amor, a condição humana e o conhecimento de Deus. Destacam ainda que não se trata somente de uma peça de caráter biográfico, mas inspira-se basicamente nos espetáculos de câmara, buscando estabelecer com a audiência, a intimidade e a cumplicidade necessárias para a perfeita comunicação. Para o diretor da peça, Henrique Tavares, a proximidade do ator com o público é quase uma metáfora da relação que a plateia poderá estabelecer com a grandeza da filosofia agostiniana.

“Agostinho representa uma figura determinante para o pensamento ocidental, está mais próximo do que imaginamos: no modo de pensar a relação entre razão e fé, ação e contemplação, amor e sexo. Suas reflexões trazem questões extremamente atuais sobre diversos temas”, afirma o diretor.

Santo Agostinho viveu na época do Império Romano e foi batizado apenas aos 33 anos, quando se tornou um famoso pregador e se dedicou às funções eclesiásticas. Escritor intenso, apaixonado e prolífico, Agostinho deixou inúmeras publicações, divididas em livros, sermões, escritos filosóficos e doutrinais. Os textos, plenos de significados, são marcados pela precisão e qualidade.

A peça, com duração de 55 minutos, será apresentada de 22 a 24 de abril, sexta e sábado às 21h e domingo às 19h, no Teatro da Caixa de Curitiba, com capacidade para 125 pessoas. Mais informações pelo site www.caixa.gov.br/caixacultural ou ainda pelo telefone (41) 2118 5111.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas