Gaudium news > Arquidioceses e dioceses do Brasil celebram Jornada Diocesana da Juventude

Arquidioceses e dioceses do Brasil celebram Jornada Diocesana da Juventude

orani ramo.JPG
No Rio, cerimônia foi presidida pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta/ Foto: Arquidiocese do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 18-04-2011, Gaudium Press) Em concomitância à Festa de Ramos, foi celebrada neste domingo, 17, o Dia Mundial da Juventude. Em decorrência da data, dioceses e arquidioceses do mundo realizaram a Jornada Mundial da Juventude em âmbito local, a Jornada Diocesana da Juventude. No Brasil, destaque para as comemorações ocorridas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, onde um grande número de jovens foi às ruas para dar testemunho público de sua fé.

No Arquidiocese do Rio de Janeiro, o evento foi organizado pelo Vicariato Norte e aconteceu, na tarde de sábado, 16, junto à Procissão de Ramos. Teve início em frente à estação de Metro Estácio e terminou na Rua Alzira Brandão, no bairro da Tijuca. Os jovens que estavam presentes portavam cartazes, faixas e bandeiras das pastorais e movimentos de juventude os quais representam. O arcebispo local, Dom Orani João Tempesta, presidiu a cerimônia, realizada sob um forte ambiente de pedido de paz.

Discursando ao presentes, Dom Orani recordou as primeiras Jornadas da Juventude em âmbito diocesano e lembrou que a iniciativa de reunir a juventude com o pastor foi do Papa João Paulo II, em 1984. Foi o pontífice, conforme o prelado, que naquele ano entregou aos jovens a cruz e o ícone de Nossa Senhora para que, por meio do simbolismo de ambos, os jovens passassem a ser verdadeiramente missionários.

BH.jpg
Em Belo Horizonte, evento ficou a cargo do bispo auxiliar Dom Luiz Gonzaga/ Foto: Arquidiocese de Belo Horizonte

Já na Arquidiocese de Belo Horizonte, o evento aconteceu no domingo, 17, na cidade de Contagem, região metropolitana da capital mineira, e foi presidido pelo bispo auxiliar local ,Dom Luiz Gonzaga. Durante sua homilia, o prelado destacou quatro lições ensinadas à humanidade pela crucificação de Jesus, que foram: a obediência, o serviço, o esvaziamento e a glória.

O prelado salientou aos jovens que é preciso aprender com Cristo a ser obediente. “Não podemos servir se não podemos obedecer”, disse, e acrescentou que uma vida de vitórias “não existe se não houver servidão, obediência, e se o homem não esvaziar-se de suas vaidades e orgulhos para, no final, alcançar a glorificação”.

As Jornadas Diocesanas da Juventude aconteceram este ano, também, em preparação a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá em Madri, Espanha, entre os dias 16 e 21 de agosto próximo.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas