A harmonia na sociedade chinesa é possÃvel através do diálogo sincero e respeitoso, diz padre Lombardi
Conforme Padre Lombardi, recentes eventos nas relações com a China têm provocado a firme reação da Santa Sé |
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 15-04-2010, Gaudium Press) O diálogo “sincero e respeitoso” com as autoridades civis no campo das nomeações dos bispos e a reorganização das circunscrições eclesiásticas pode garantir “harmonia na sociedade” chinesa. É o que acredita Padre Federico Lombardi, porta-voz vaticano e diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. A Santa Sé reafirma sua disponibilidade e “o desejo de encontrar análoga disponibilidade da outra parte”.
Padre Lombardi comentou à Rádio Vaticana a mensagem proferida ontem pela Comissão para a Igreja Católica na China. A Comissão foi convocada pelo Papa Bento XVI em 2007 em resposta à situação de divisão na Igreja Católica na China. Os recentes eventos nas relações com o Estado, como uma ilegítima ordenação episcopal ou a assembléia nacional dos representantes católicos “têm provocado a firme reação da Santa Sé em defesa da liberdade da Igreja em viver segundo sua natureza e sua missão”.
O documento é “um ponto de referência em uma situação de crise” e, para os católicos na China,”para orientar o caminho da comunidade eclesial neste momento de grandes transformações sociais e desafios pastorais cruciais”. Neste contexto, observa o diretor de Rádio Vaticana, é importante o convite do Santo Padre para “oração para sustentar a unidade e a vitalidade da Igreja na China e para manifestar à mesma a solidariedade da comunidade católica universal”.
Deixe seu comentário