Bispo celebra Dia Internacional da Mulher em cerimônia na catedral de Tehuacan, no México
México (Terça, 10-03-2009, Gaudium Press) Por conta do Dia Internacional da Mulher, o bispo de Tehuacan, no México, monsenhor Rodrigo Aguilar Martínez, presidiu uma cerimônia na catedral da cidade e afirmou em seu discurso que as mulheres devem ser mais reconhecidas por seu papel na Igreja, na sociedade e na família.
O prelado disse que Cristo “nos ensina atitudes concretas” com relação à mulher: “Em uma época de machismo acentuado, a ação de Jesus foi decisiva para significar a dignidade da mulher e seu valor indiscutível”.
Na catedral de Tehuacan, o bispo analisou a situação cultural em que se vive hoje em dia e assegurou que ainda falta muito para que a valorização da mulher não fique “somente no discurso e na celebração de uma data”, mas que seja também parte da realidade diária.
“Nossa cultura segue sendo machista, com muitas e variadas manifestações de violência e marginalização contra a mulher; além disso, com frequência se descarregam nelas muitos deveres que devem ser compartilhados”.
Monsenhor Aguilar Martínez fez um chamado à sociedade como um todo para que reconheça e valorize a dignidade e a participação da mulher e concluiu:
“A sabedoria do plano de Deus nos exige favorecer o desenvolvimento da identidade feminina em reciprocidade e complementaridade com a identidade do homem. Por isso, a Igreja está chamada a partilhar, orientar e acompanhar projetos de promoção da mulher com organismos sociais já existentes, reconhecendo o ministério essencial e espiritual que a mulher carrega dentro de si: receber a vida, acolhê-la, alimentá-la, dar à luz, sustentá-la, acompanhá-la e desdobrar seu ser de mulher, criando espaços habitáveis de comunidade e de comunhão”.
Deixe seu comentário