Gaudium news > Artigo: “O Último Cume”, documentário sobre a vida de um sacerdote espanhol, faz história nos cinemas chilenos

Artigo: “O Último Cume”, documentário sobre a vida de um sacerdote espanhol, faz história nos cinemas chilenos

 

O último cimo.jpeg

Se Juan Manuel Cotelo, diretor, jornalista e realizador de “O Último Cume” tivesse consultado um economista sobre a possibilidade de lançar nos cinemas um filme sobre a vida de um sacerdote, o mais provável é que lhe tivesse dito que teria muitas perdas, cifras negativas e que melhor seria optar por outra trama. Mas Cotelo não visou sangue, nem os enredos de conteúdo promíscuo, nem violência; tão somente se deixou guiar pelo que sua consciência lhe dizia: a importância de comunicar a vida de um sacerdote que viveu decididamente buscando Deus e os outros.

Assim, nasceu este documentário, êxito de bilheteria na Espanha e em outros países, e que no Chile estreou timidamente em Santiago em uma sala para 40 pessoas. Em menos de uma semana passou para outra com capacidade para 200 e logo a uma de 400. Tudo isso graças às orações, à publicidade entre as redes sociais e ao boca-a-boca de centenas de espectadores. Devido a sua popularidade, “O Último Cume” foi estendido em cartaz até o último dia 13 de abril.

A alegria de viver a própria vocação

O segredo do êxito deste documentário é sua sensibilidade: não se procurou, como o fazem frequentemente os filmes de Hollywood, impressionar com coisas extraordinárias, animais que falam ou indivíduos com capacidades especiais. Simplesmente procurou-se mostrar a alegria de viver a própria vocação dada por Deus a um sacerdote que tinha tudo para poder triunfar no mundo com sua boa aparência, inteligência, dom para lidar com as pessoas, etc. Mas que no entanto decide entregar sua vida à vontade de Deus.

Convencidíssmo de sua vocação, Pablo Dominguez – o protagonista – testemunha com sua vida que a vontade de Deus não é uma força opressora que vem a nós de fora e que tenta nos “violentar”; ao contrário, trata-se da verdade de nossa vida, da confiança em quem sabemos que nos ama. Esse é o segredo de tanta alegria, deixar que Deus transpasse a vida e obre através de nós.

O filme narra com testemunhos reais, de familiares, amigos, sacerdotes e bispos, a curta, porém fecunda vida sacerdotal deste grande homem. Começa mostrando como, com a força de complicações inúteis, vamos perdendo a alegria de viver.

Porque algumas pessoas pensam que as coisas de Deus são intelectuais, demasiado abstratas: Pablo, apesar de ser doutor em Filosofia e Teologia, além de professor de Lógica, joga, canta, ri, brinca, e nem por isso anula sua grande inteligência, que tinha de sobra; ao contrário, se enaltece entregando aos demais esses dons de maneira sensível e clara, como Jesus o faria em seu lugar.

Poderia parecer quer tudo acabaria aí, mas a medida que avançamos no documentário, nos atiça a curiosidade de saber o que é que faz este homem tão íntegro, esse grau de desprendimento e de bondade fora do comum. Juan Manueal Cotelo intervém nos dando a resposta: uma substância que em alguns países está proibida, e que muitos consomem mas que às vezes não reconhecem. Pablo se alimentava de Cristo presente na Eucaristia. Era essa sua força, o repetir todos os dias de sua vida as palavras que Cristo pronunciou na Última Ceia.

O Último Cume, sinal de sentido em nossa própria vida

“O Último Cume” significa a missão de todo batizado, membro da Igreja. A glória de Deus e a salvação de nossos irmãos no Cume,o maior que podemos desejar. Pablo nos mostra que é possível, e não cabe a tristeza, porque Deus é sensível, simples e não nos é preciso nada espetacular para viver conforme seus planos. A morte de Pablo em Moncayo – o pico mais alto da Espanha, que havia escalado em sua vida de alpinista – coincide com a sua maturidade espiritual com a culminação da missão que Deus lhe havia encarregado para a vida terrena. Nos mostra, além do mais, que a morte não é para um cristão o final, senão o “chegar ao cume”, o passo para a eternidade.

 

Igor Roco

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas