Vaticano anuncia criação de três novas arquidioceses para a Igreja do Rio Grande do Sul
Porto Alegre (Quarta-Feira, 13-04-2011, Gaudium Press) Aguardado há muito tempo pelos católicos do Rio Grande do Sul, enfim saiu hoje pela manhã o anúncio da Santa Sé sobre a criação de três novas representações católicas, no sentido de oferecer mais autonomia à Igreja gaúcha. O decreto afirma que as dioceses de Santa Maria, Pelotas e Passo Fundo passam a ser arquidioceses.
Com o anúncio ocorre uma nova configuração da Igreja gaúcha: as dioceses de Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta, Cachoeira do Sul e Santo Ângelo ficarão ligadas à arquidiocese de Santa Maria; as dioceses de Frederico Westphalen, Erechim e Vacaria ficarão ligadas à arquidiocese de Passo Fundo; e as dioceses de Rio Grande e Bagé ficarão ligadas à arquidiocese de Pelotas. Por isso, as principais decisões sobre o futuro dessas dioceses passarão a ser tomadas nas respectivas cidades e não mais na capital.
Como as dioceses contempladas com o novo título já tinham seus bispos, eles agora passarão a ser arcebispos: Dom Hélio Rubert será o arcebispo de Santa Maria; Dom Jacinto Bergmann será o de Pelotas; e Dom Ercílio Simon será o de Passo Fundo. Além disso, as catedrais de Santa Maria, Pelotas e Passo Fundo deverão ser consideradas catedrais metropolitanas, título que irá atribuir a elas maior valor religioso e histórico.
A criação das novas arquidioceses tem como principal objetivo facilitar as ações e problemas internos de cada diocese, que agora serão discutidos perto de onde surgem, além de contribuir para uma relação mais próxima entre as dioceses e uma animação pastoral mais estreita, com a organização de seu tribunal eclesiástico. Além do mais, teoricamente, as novas mudanças aproximarão os católicos do Vaticano, na medida em que cada arquidiocese ganhará um arcebispo, que tem como uma de suas principais atribuições, por exemplo, a interlocução com o Núncio Apostólico, representante do Papa no Brasil.
Deixe seu comentário