Papa erige duas novas províncias eclesiásticas em Angola
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 12-04-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI erigiu duas províncias eclesiásticas em Angola, nesta terça-feira, conforme documento publicado pelo Vaticano. Trata-se das províncias de Malanje e Saurimo, para as quais o pontífice também já nomeou os respectivos arcebispos metropolitanos.
Para Malanje, Bento XVI definiu como primeiro arcebispo metropolitano Dom Luis Maria Pérez de Onraita Aguirre, que até então era bispo da mesma diocese. A diocese de Malanje, ereta em novembro de 57 e que agora se torna Sé metropolitana, abrange cerca de um milhão de habitantes, com 50% de católicos, e tem 10 paróquias com 49 sacerdotes (29 diocesanos e 20 religiosos).
Já para Saurimo, localizada na parte noroeste do país, o Santo Padre escolheu como primeiro arcebispo metropolitano Dom José Manuel Imbamba, até então bispo de Dundo e administrador apostólico de Saurimo. A diocese foi erigida em agosto de 1975 e envolve 420 mil habitantes, dos quais 15% são católicos, além de contar com cinco paróquias com 11 sacerdotes diocesanos.
A diocese estava vacante desde 18 de fevereiro de 2008, após a transferência do então bispo, Dom Eugênio do Dal Corso, para Benguela.
Moçambique
Nesta terça-feira, Bento XVI nomeou também outro bispo para uma diocese de país africano de língua portuguesa. Padre Inácio Saure, mestre junto ao Noviciato Internacional da Consolada, em Maputo, assumirá em breve como bispo de Tete, em Moçambique.
Deixe seu comentário