Gaudium news > Bispo chilenos oferecem importantes medidas para enfrentar abuso de menores

Bispo chilenos oferecem importantes medidas para enfrentar abuso de menores

Punta de Tralca (Segunda-feira, 11-04-2011, Gaudium Press) Na última sexta-feira, 08, a Conferência Episcopal do Chile (CECh) tornou pública a mensagem conclusiva de sua 101ª Assembleia Plenária de Bispos, que se realizou entre os dias 04 e 08 de abril, na Casa de Retiros Punta de Tralca. O documento dirigido a todos os fiéis chilenos representa uma resposta do episcopado ante os difíceis acontecimentos que têm afetado à Igreja nos últimos tempos.

bispos do Chile.jpeg
Bispos expressaram profunda dor pelo casos, passados e recentes, de abusos de menores e jovens

Em coletiva de imprensa, conduzida pelo presidente da CECh e arcebispo de Santiago, Dom Ricardo Ezzati, os prelados expressaram “profunda dor pelos casos passados e recentes de abusos de menores e jovens cometidos por membros do clero e pessoas consagradas. Reconhecemos que nem sempre temos reagido com prontidão e eficácia ante às denúncias”.

E acrescentaram: “Manifestamos nossa proximidade e solidariedade com as vítimas destes abusos e com suas famílias, e fazemos nosso o sofrimento deles. Oferecemos-lhes humildemente nosso pedido de perdão, o apoio que possamos dar-lhes, além de nossa oração”.

Citando o Papa Bento XVI, em sua carta aos Católicos da Irlanda, os prelados enfatizaram que a justiça de Deus  chama a prestar contas de suas ações sem ocultar nada. “Admitam abertamente sua culpa, submetam-se à exigência da justiça, mas não desistam da misericórdia de Deus”, declararam.

“Refletimos a respeito deste cenário crítico que vive nossa Igreja (…). Nos dói e preocupa que outros consagrados estejam sendo envolvidos em supostos abuso a menores, um pecado abominável para a consciência cristã. De um modo especial nos estremece o impacto que, com toda razão, estas situações produzem em nossas comunidade e na opinião pública”, disseram

Transparência, verdade e justiça
Com o objetivo de enfrentar e prevenir estas situações, os prelados anunciaram importantes medidas, entre elas a reformulação do Protocolo para denunciar abusos; que será conhecido nas próximas semanas. Além disso, será estabelecido um organismo dependente da Conferência Episcopal, que “oriente e dirija nossas políticas de prevenção de abusos sexuais e apoio às vítimas”.

Outras das importantes medidas contidas na mensagem é o oferecimento de atenção psicológica e espiritual às vítimas de abusos sexuais. Também se implementará um programa de prevenção que “capacitará a agentes pastorais para responder diante de sinais de abusos de um menor ou jovem com o intuito de gerar ambientes sãos e seguros para todos”.

Santidade de vida e missão
Além de reconhecer a verdade dos fatos, reclamar a devida justiça por eles e reiterar seu perdão, os bispos declararam em seu texto final, sob a luz do Concílio Vaticano II, que a Igreja “encerra em seu próprio seio pecadores, e sendo ao mesmo tempo santa e sempre necessitada de purificação, avança continuamente pela senda da penitência e da renovação” (Lumen Gentium, 8).

“Confiamos que por meio desta dolorosa experiência de purificação e conversão, o Senhor fortaleça o serviço que a Igreja é chamada a oferecer ao Povo de Deus e à sociedade chilena. Encomendamo-nos à proteção maternal da Virgem do Carmem, Mãe do Chile e imagem de nossa Igreja”, concluíram.

Texto original: Igor Roco

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas