Coleta de Solidariedade será realizada em todo o país no dia 17 de abril
Porto Alegre (Segunda-Feira, 11-04-2011, Gaudium Press) Todos os anos, durante a Quaresma, a Igreja Católica do Brasil realiza a Coleta da Solidariedade, gesto concreto proposto pela Campanha da Fraternidade que é feito em todas as dioceses do país na missa de “Domingo de Ramos”. Neste ano, esse gesto de solidariedade, expressão concreta do amor e da penitência quaresmal, acontecerá no dia 17 de abril, início da Semana Santa.
Do total do valor arrecadado, as dioceses destinam normalmente 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), ficando o restante para as próprias dioceses, mais especificamente para o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), que visa a atender projetos locais.
É importante destacar que as doações são destinadas, prioritariamente, a projetos que atendam os objetivos propostos pela Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é “Fraternidade e Vida no Planeta”. Portanto, este ano o resultado da coleta ajudará pessoas, grupos e comunidades a desenvolverem ações de defesa da vida e da criação.
Uma peculiaridade da coleta é a utilização de um envelope que incentiva o processo de doação. Os fiéis normalmente o recebem no início da Quaresma e podem colocar nele o dinheiro de pequenos gastos não realizados a cada dia ou a cada semana, para ser entregue no dia da Coleta da Solidariedade.
A ideia do envelope tem muita aceitação com as crianças e adolescentes da catequese e ainda com grupos de famílias, mas o gesto concreto também pode e deve ser feito sem ele por todos os fiéis católicos no Domingo de Ramos.
Deixe seu comentário