Diocese de Leiria-Fátima realiza a 80ª Peregrinação ao Santuário de Fátima
Fátima (Segunda-feira, 11-04-2011, Gaudium Press) A diocese de Leiria-Fátima, em Portugal, realizou neste domingo, 10, a sua 80ª Peregrinação ao Santuário de Fátima. O evento, presidido pelo vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e bispo de Leiria-Fátima, Dom Antonio Marto, teve como tema “Com Maria e os pastorinhos, aprendemos o serviço humilde da caridade”.
Peregrinação ao Santuário de Fátima teve como tema: “Com Maria e os pastorinhos, aprendemos o serviço humilde da caridade” |
Durante a ocasião, Dom Marto presidiu uma cerimônia religiosa e abordou, em sua homilia, a atual crise social e econômica pela qual passa o país, fazendo um apelo por mudanças. Segundo o prelado, o renascimento social de Portugal só acontecerá com o surgimento de um nova cultura política assentada nos valores da verdade, da honestidade e da transparência. Conforme o prelado, não haverá um verdadeiro renascimento social “sem um renascimento espiritual e moral”.
Neste sentido, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa convidou a todos os portugueses para que levassem “uma vida mais sóbria, que renuncia a um consumismo supérfluo, das coisas supérfluas; uma vida de mais exigência e de mais rigor, que renuncia à ilusão do facilitismo, de que tudo é fácil”.
O prelado alertou também para a necessidade de que fossem superados os particularismos dos interesses e dos jogos de poder e “a obsessão irracional e quase demencial de atribuir as culpas uns aos outros”. Ele chamou todos os fiéis para “serem comunidades de fraternidade, onde todos se encontram em casa; onde todos tenham capacidade de sofrer e de se sacrificar por aqueles que sofrem”.
Por fim, apelou para o caminho do diálogo, da colaboração e do consenso, a fim de que o país consiga sair da crise em que está imerso.
Com informações da Agência Ecclesia.
Deixe seu comentário