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“A Beleza teve um papel importante em minha conversão”, relata presidente da Faculdade norte-americana Santa Maria Madalena

Warner (Sexta-feira, 08-04-2011, Gaudium Press) Seu gosto pelas coisas belas vinha junto à sua formação profissional. Para George Harne, Ph.D. em musicologia pela Universidade de Princeton, até há pouco decano acadêmico da Faculdade de Santa Maria Madalena, em Warner, Estados Unidos, e agora presidente desta instituição desta instituição, sua conversão ao cristianismo está inteiramente impulsionada pela atração da beleza.

“Se cremos na unidade fundamental da Verdade, do Bem e da Beleza, então devemos reconhecer como a Beleza pode nos levar mais profundamente à Verdade e à Bondade”, afirmou Harne, em declarações publicadas pelo National Catholic Register (NCR) nesta sexta. “A Beleza pode e deve ser uma parte integral da Nova Evangelização. Há quem pode se opor a determinados ensinamentos teológicos e morais da Igreja, mas que podem se aproximar muito mais da verdade através da beleza da liturgia ou de outras formas de beleza”, afirmou.

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“Noss objetivo é celebrar a liturgia da forma mais bela e reverente possível”, disse Harne/ Foto: NCR

As palavras anteriores do presidente do campus americano não se referem somente a ele mas também a sua esposa, e dizem respeito não só à suas reflexões, com também à sua vivência pessoal.

“Minha esposa e eu entramos em plena comunhão com a Igreja faz pouco mais de 5 anos e um dos pontos de inflexão chegou quando assistimos a uma tradicional procissão do Corpos Christi. Foi ali que comecei a crer na presença real [do Santíssimo Sacramento na hóstia]. A beleza da procissão – musica e visual – superou minhas reservas intelectuais. A partir de então minha compreensão da Igreja e do sacramento da Ordem começou a mudar. A beleza pode tornar mais fácil para uma pessoa aceitar as solicitudes da Igreja e seus ensinamentos morais. Esta é uma forma pela qual a beleza pode ser uma parte essencial da reevangelização do Ocidente”, expressou Harne.

Entretanto, para o novo presidente, não se trata somente daquela beleza diretamente ligada à liturgia, mas de todo tipo de beleza que leva à Bondade e à Verdade, e com isso à verdadeira humanidade.

“Os efeitos da beleza também podem ser mais simples, no entanto igualmente importantes. Eu estudei clarinete, minha esposa é cantora, e nossos filhos estudaram música também. Temos visto como a beleza musical dentro de nossa família nos pôde fazer mais plenamente humanos e abrir novas perspectivas que antes não estavam disponíveis”.

E este encontro com a beleza Harne quer compartilhado com toda a comunidade universitária, começando pela liturgia ali celebrada, para que renda frutos além das fronteiras do corpo docente.

“Nosso objetivo é celebrar a liturgia da forma mais bela e reverente possível. Nossa esperança é que nossos estudantes levarão suas experiências litúrgicas vividas na Faculdade a suas paróquias e ajudem ali a renovar a liturgia. Quando ensina a nossos estudantes canto e polifonia nosso diretor de coro gosta dizer que elas não somente capacitam aos membros do coral, mas também a futuros diretores do mesmo”.

Este “descobrimento” da via da beleza deve vir acompanhado de uma sólida formação intelectual. Pelo mesmo esta é a intenção manifesta de Harne para a Faculdade de Santa Maria Madalena,sobre o que disse expressamente que sua gestão será incansável nos esforços para renovar a faculdade e convertê-la em modelo de vida católica colegiada que seja fiel ao Magistério e profundamente arraigada na tradição intelectual católica.

“Começamos por assegurar que a fé de nossos alunos será reforçada ao invés de socavadas enquanto estiverem na faculdade. Todos os nosso professores são católicos e tomam o Juramento de Fidelidade à Igreja Católica no início de cada ano. Todos os nossos estudantes cursam quatro anos de catequese, enquanto se aprofundam e fortalecem sua fé em uma comunidade que se esforça por pensar com a mente da Igreja e viver de acordo com o ritmo do ano litúrgico”, declarou Harne.

“Em nosso programa acadêmico, nos esforçamos para integrar plenamente as fortalezas da tradição dos Grandes Livros (…) com a riqueza e a disciplina intelectual da tradição católica, tanto a tradição monástica e quanto das universidades medievais. Na base de nossa educação estão as tradicionais sete liberais ordenadas às mais altas considerações da verdade filosófica e teológica”, concluiu.

 

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