Papa manifesta pesar pelos imigrantes vítimas de naufrágio no mar italiano
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 07-04-2011, Gaudium Press) “A tragédia da morte no mar de um grande número de imigrantes que tentam alcançar a Europa pela costa setentrional tocou profundamente o Santo Padre, que segue acompanhando e com preocupação os acontecimentos dos imigrantes neste período dramático”, declarou em nome do pontífice o porta-voz vaticano, Padre Federico Lombardi.
Cerca de 250 imigrantes, vindos principalmente da Tunísia e Líbia, perderam a vida ao tentar chegar em Lampedusa |
Ontem à noite, no canal da Sicília, perderam a vida cerca de 250 pessoas que tentavam desembarcar na ilha italiana de Lampedusa, fugindo principalmente dos conflitos na Tunísia e Líbia. O primeiro pedido de socorro na Itália chegou de Malta. No porto de Lampedusa foram resgatadas com vida 53 imigrantes, das 300 prováveis pessoas que estavam a bordo do barco.
“O Santo Padre e toda a Igreja – continuou o porta-voz vaticano – recordam na oração todas as vítimas de todas as nacionalidades e condições, também mulheres e crianças, que perdem a vida na terrível viagem para fugir da situação de pobreza ou de injustiça ou de violência que os atinge, na busca de proteção, acolhimento e condições de vida mais humanas.”
Em resposta aos jornalistas, Padre Lombardi ressaltou que entre “as vítimas destas tragédias no Mediterrâneo há imigrantes eritreus católicos que se encontravam na Líbia e participavam também da vida da comunidade católica”. Até agora, este ano, aconteceram 390 desembarques e chegaram 25.867 pessoas.
Deixe seu comentário