A 245ª Procissão do Senhor Jesus dos Passos acontece nesse final de semana, em Florianópolis
Florianópolis (Quarta-Feira, 06-04-2011, Gaudium Press) A Irmandade do Senhor Jesus dos Passos de Florianópolis, Santa Catarina, promoverá entre os dias 09 e 11 de abril a 245ª Procissão do Senhor Jesus dos Passos, considerada a mais tradicional manifestação religiosa do Estado e um símbolo da capital catarinense. A procissão representa um momento de profunda religiosidade popular, especialmente visível nos sinais e rituais da preparação e da celebração.
O traslado das imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores terá grande participação dos devotos |
As atividades comemorativas tiveram início no último domingo, 03, e seguem até o dia 11 de abril, quando serão encerradas com a missa de ação de graças na Capela do Menino Deus. Os momentos de destaque da festa serão a procissão de translado da imagem de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, que acontecerá no próximo sábado, 09, e a procissão do encontro das duas imagens, a ser realizada no dia seguinte, 10.
A preparação para a procissão de traslado começará logo pela manhã. Após a celebração da missa das sete horas, haverá a mudança das alfaias – que compreendem vários objetos utilizados na procissão, como castiçais, mesas, suportes, baús, crucifixos e outros – da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana. O traslado das imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores acontecerá às 20h e às 21h30, respectivamente, com grande participação dos devotos.
Já a procissão do encontro terá início a partir das 16h, quando as imagens do Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores sairão da Catedral, fazendo trajetos diferentes. O cortejo será aberto por um estandarte, onde se lê a sigla S.P.Q.R – Senado de Todo o Povo Romano, e seguirá restituindo os passos do Calvário, numa representação da “Via Crucis”. Ao atingir a Catedral Metropolitana, se dará o “encontro” das duas imagens, da mãe e do filho, de onde será proferido o “sermão do encontro” pelo vigário paroquial da Catedral, Padre Vilson Groh.
A procissão do encontro seguirá restituindo os passos do Calvário, numa representação da “Via Crucis” |
Terminado esse momento, as duas procissões se unificarão e seguirão com destino à Capela Menino Deus, no Morro da Boa Vista, local que simbolizará o Monte Calvário.
História da Procissão
Do século XIV ao XVIII aproximadamente, em Portugal, a Procissão do Senhor Jesus dos Passos se realizava na Quinta-Feira Santa, mas acabou sendo antecipada para um dia anterior e oportuno, até se firmar nas quintas-feiras da semana anterior ao Domingo de Ramos. Particularmente, nos Açores, de onde se transferiu à Ilha de Santa Catarina, a Procissão ocorria, e ocorre ainda hoje, em várias capelas e freguesias das diversas ilhas, em dias diferentes da semana anterior à Semana Santa.
Em Florianópolis, antiga Desterro, a primeira Procissão aconteceu em 1766, em uma quinta-feira, dois anos após a chegada da imagem à Desterro e da fundação da confraria “Irmandade do Senhor Jesus dos Passos”, conforme referência assentada na 1ª prestação de contas dessa Irmandade, datada de 27 de setembro de 1767.
Deixe seu comentário