Gaudium news > A 245ª Procissão do Senhor Jesus dos Passos acontece nesse final de semana, em Florianópolis

A 245ª Procissão do Senhor Jesus dos Passos acontece nesse final de semana, em Florianópolis

Florianópolis (Quarta-Feira, 06-04-2011, Gaudium Press) A Irmandade do Senhor Jesus dos Passos de Florianópolis, Santa Catarina, promoverá entre os dias 09 e 11 de abril a 245ª Procissão do Senhor Jesus dos Passos, considerada a mais tradicional manifestação religiosa do Estado e um símbolo da capital catarinense. A procissão representa um momento de profunda religiosidade popular, especialmente visível nos sinais e rituais da preparação e da celebração.

procissao02g.jpg
O traslado das imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das
Dores terá grande
participação dos devotos

As atividades comemorativas tiveram início no último domingo, 03, e seguem até o dia 11 de abril, quando serão encerradas com a missa de ação de graças na Capela do Menino Deus. Os momentos de destaque da festa serão a procissão de translado da imagem de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, que acontecerá no próximo sábado, 09, e a procissão do encontro das duas imagens, a ser realizada no dia seguinte, 10.

A preparação para a procissão de traslado começará logo pela manhã. Após a celebração da missa das sete horas, haverá a mudança das alfaias – que compreendem vários objetos utilizados na procissão, como castiçais, mesas, suportes, baús, crucifixos e outros – da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana. O traslado das imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores acontecerá às 20h e às 21h30, respectivamente, com grande participação dos devotos.

Já a procissão do encontro terá início a partir das 16h, quando as imagens do Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores sairão da Catedral, fazendo trajetos diferentes. O cortejo será aberto por um estandarte, onde se lê a sigla S.P.Q.R – Senado de Todo o Povo Romano, e seguirá restituindo os passos do Calvário, numa representação da “Via Crucis”. Ao atingir a Catedral Metropolitana, se dará o “encontro” das duas imagens, da mãe e do filho, de onde será proferido o “sermão do encontro” pelo vigário paroquial da Catedral, Padre Vilson Groh.

procissao 03.jpg
A procissão do encontro seguirá restituindo os passos do Calvário, numa representação da “Via Crucis”

Terminado esse momento, as duas procissões se unificarão e seguirão com destino à Capela Menino Deus, no Morro da Boa Vista, local que simbolizará o Monte Calvário.

História da Procissão
Do século XIV ao XVIII aproximadamente, em Portugal, a Procissão do Senhor Jesus dos Passos se realizava na Quinta-Feira Santa, mas acabou sendo antecipada para um dia anterior e oportuno, até se firmar nas quintas-feiras da semana anterior ao Domingo de Ramos. Particularmente, nos Açores, de onde se transferiu à Ilha de Santa Catarina, a Procissão ocorria, e ocorre ainda hoje, em várias capelas e freguesias das diversas ilhas, em dias diferentes da semana anterior à Semana Santa.

Em Florianópolis, antiga Desterro, a primeira Procissão aconteceu em 1766, em uma quinta-feira, dois anos após a chegada da imagem à Desterro e da fundação da confraria “Irmandade do Senhor Jesus dos Passos”, conforme referência assentada na 1ª prestação de contas dessa Irmandade, datada de 27 de setembro de 1767.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas