Gaudium news > Serra gaúcha se prepara para festejar os 25 anos da paróquia de Nova Petrópolis

Serra gaúcha se prepara para festejar os 25 anos da paróquia de Nova Petrópolis

paroquia sao jose.jpg
Paróquia São José foi criada em 1986, após decreto de Dom Sinésio Bohn

Nova Petrópolis (Terça-Feira, 05-04-2011, Gaudium Press) Há 25 anos, a cidade serrana de Nova Petrópolis, no estado do Rio Grande do Sul, via surgir o primeiro templo católico da região: no dia 1º de maio de 1986, ocorreu o decreto de criação da Paróquia de São José Operário, assinado por Dom Sinésio Bohn, na época bispo da diocese de Santa Cruz do Sul. Este ano, em comemoração ao seu Jubileu de Prata, a paróquia promoverá várias atividades religiosas para a comunidade local.

Dentro da programação religiosa serão realizadas missas jubilares em quatro comunidades da região, nos dias 23 e 24 de abril. O tríduo preparatório acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de abril, sempre às 19hs, abordando os seguintes temas: o sentido bíblico de um Jubileu; a paróquia como Igreja em missão; e São José e a dignidade da família. Ainda no dia seguinte, 30 de abril, às 18h, haverá a missa das comunidades presidida pelo bispo de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel. No dia da festa, primeiro de maio, a missa do Jubileu de Prata será realizada ás 10h, sob a presidência do pároco padre Luiz Zilles.

Conforme dados da prefeitura sobre a história da cidade de Nova Petrópolis, a região nunca teve muitos católicos, e somente em 1950 teve a sua primeira missa celebrada no local. E aos poucos foi surgindo uma nova comunidade católica que percebeu a necessidade de ter sua própria igreja. A construção da mesma foi iniciada em julho de 1963. Três anos depois, no dia 9 de outubro, ocorreu a inauguração e benção da Cripta da igreja, com a presença de dom José Ivo Lorscheiter, então bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. No dia 4 de janeiro de 1970, a igreja foi inaugurada tendo São José como seu patrono.

Em 1º de maio de 1986, Dom Sinésio Bohn decretou a criação da Paróquia de São José Operário, de Nova Petrópolis. Teve como primeiro pároco, Padre Eusébio José Stürmer. Já o padre Inácio Schabarum ficou poucos meses na paróquia. Com a transferência dele, o então pároco de Linha Imperial, Werno Blume, assumiu o seu lugar. Atualmente, o pároco é o padre Luiz Milton Zilles.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas