Gaudium news > Vaticano exumará corpo de João Paulo II, mas caixão pemanecerá fechado aos fiéis durante beatificação

Vaticano exumará corpo de João Paulo II, mas caixão pemanecerá fechado aos fiéis durante beatificação

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 05-04-2011, Gaudium PressA Sala de Imprensa da Santa Sé informou nesta terça-feira, 05, que o corpo de João Paulo II será exumado no dia 29 de abril, em razão da cerimônia de sua beatificação, que acontece no 1º dia de maio. A exumação é necessária apenas para retirar o corpo da tumba e colocá-lo na urna, fechada, que será disposta durante a cerimônia de beatificação para veneração do público.

“O caixão não será aberto, permanecerá fechado, e portanto o corpo de João Paulo II não será visto”. Foi o que afirmou o Padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano e diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, na coletiva de apresentação da beatificação de João Paulo II, lembrando que após a retirada da Cripta, no dia 1º de maio o corpo de João Paulo II permanecerá em um caixão fechado na Basílica de São Pedro. A Capela de São Sebastião, na Basílica vaticana, está pronta para receber o caixão com o corpo do novo beato, João Paulo II. Os trabalhos de restauração e renovação e da instalação elétrica foram concluídos.

cripta-crypt_tomba-papa_vaticano_pope-tomb.jpg
Cripta onde está o tumulo do Papa João Paulo II

O corpo do Beato Papa Inocêncio XI, que se encontra na Capela, será transferido na próxima sexta-feira. Da Capela de São Sebastião, em uma atmosfera de oração na presença do arcipreste, Cardeal Angelo Comastri, o corpo será colocado no altar da Transfiguração.

Segundo a tradição, o corpo de um pontífice beato é levado das Grutas Vaticanas para a parte do primeiro nível da Basílica vaticana. No caso de João Paulo II desde o início foi tomada a decisão de fazer a exumação por motivos de tempos breves.

O caixão com o corpo de João Paulo II será levado na manhã do dia 29 de abril. Nos dias 29 e 30 de abril as Grutas vaticanas serão fechadas para o público. O caixão ficará próximo do túmulo de São Pedro e depois da missa de beatificação será exposto à veneração pública. O primeiro a venerar o novo beato será Bento XVI, acompanhado pelos cardeais.

Naquele momento de breve oração não estarão presentes os representantes dos países. Está prevista a transmissão ao vivo deste momento. Depois da oração do Papa, a Basílica vaticana será aberta ao povo. A Basílica ficará aberta a tarde toda e a noite também se for necessário.

Ainda sobre os detalhes da cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II, a Sala de Imprensa declarou que não tem informações adicionais a respeito de como será formada a delegação italiana que participará da celebração. O porta-voz vaticano afirmou ainda não saber se o presidente italiano, Giorgio Napolitano e o primeiro-ministro, Sílvio Berlusconi, irão comparecer ao evento.

Não obstante a indefinição enquanto a delegação italiana, autoridades políticas de outras nações já confirmaram presença, como o rei Alberto II da Bélgica e o presidente polonês, Bronislaw Komorowski.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas