Arquidiocese de Florianópolis elege novo administrador arquidiocesano
Padre João Francisco disse que servirá a arquidiocese com disposição e alegria |
Florianópolis (Quinta-Feira, 31-03-2011, Gaudium Press) No dia 25 de março, Dom Murilo Krieger tomou posse como arcebispo da Arquidiocese de Salvador, na Bahia, e primaz do Brasil, e desde essa data a Arquidiocese de Florianópolis passou a ser vacante. Em função disso, o Colégio de Consultores da Arquidiocese se reuniu na manhã do último dia 29 e elegeu o padre João Francisco Salm como o administrador arquidiocesano, que terá a missão de governar a arquidiocese até que seja nomeado pelo Papa e tome posse o futuro arcebispo.
O assessor de comunicação da Arquidiocese de Florianópolis, Zulmar Faustino, explica que de acordo com o Código de Direito Canônico, o Colégio de Consultores tem um prazo de oito dias para se reunir e escolher um presbítero que assuma a administração da arquidiocese até que o Sumo Pontífice escolha e tome posse o novo bispo. Como administrador arquidiocesano, o Padre João não terá a função de bispo, terá sim a responsabilidade de preparar a diocese para a chegada de seu novo pastor. O presbítero terá ainda que conciliar esse trabalho com o de pároco, já que exerce essa função na Paróquia Santa Teresinha, na cidade de Brusque.
O administrador afirmou que servirá a arquidiocese com disposição e alegria, sem deixar de contar com a colaboração dos colegas padres do Colégio de Consultores. “O esforço será no sentido de ajudar o povo de Florianópolis a continuar fazendo o seu caminho e prepará-los para a acolhida do novo arcebispo”, destacou padre João.
História
Natural de São Pedro de Alcântara, Padre João Francisco Salm nasceu em 11 de outubro de 1952. Aos 12 anos ingressou no Pré-Seminário de Antônio Carlos. No ano seguinte, foi para o Seminário de Azambuja, em Brusque, saindo de lá em 1976 para cursar Teologia no ITESC. Sua ordenação presbiteral foi realizada no dia 30 de junho de 1979, no Santuário Nossa Senhora de Azambuja.
No ano seguinte, iniciou suas atividades presbiterais como formador do Seminário de Azambuja. Em 1992 foi transferido para Florianópolis, assumindo a reitoria do Seminário Teológico Convívio Emaús e também a coordenação arquidiocesana da Pastoral Vocacional. Em duas ocasiões, 2006 e 2008, assumiu a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Desde 2009, é pároco da Paróquia Santa Teresinha, em Brusque.
Deixe seu comentário