Gaudium news > Arquidiocese de Porto Alegre conta com um novo bispo auxiliar para o Vicariato de Canoas

Arquidiocese de Porto Alegre conta com um novo bispo auxiliar para o Vicariato de Canoas

Francisco Beltrão (Quinta-Feira, 31-03-2011, Gaudium Press) Desde o último dia 25 de março a Arquidiocese de Porto Alegre conta com um novo bispo auxiliar. Dom Agenor Girardi, que assumirá o posto de Vigário Episcopal do Vicariato de Canoas no próximo dia 8 de abril, foi ordenado bispo no Centro de Eventos Jaime Canet Júnior, na cidade paranaense de Francisco Beltrão.

A cerimônia foi presidida pelo bispo da diocese de Palmas/Francisco Beltrão, no Paraná, Dom José Antônio Peruzzo, e concelebrada pelo bispo de Crato, no Ceará, Dom Fernando Panico, e pelo bispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings.
Bispos dos três estados do Sul, padres, diáconos, leigos e cerca de seis mil fiéis presenciaram a cerimônia.

Durante a celebração, o novo bispo auxiliar, que escolheu como tema “Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus, Eternamente!”, recebeu as boas-vindas de Dom Dadeus, em nome da arquidiocese de Porto Alegre. Na ocasião, o prelado afirmou que Dom Agenor “está sendo acolhido como um presente de Deus para servir juntamente com os auxiliares, Dom Remídio Bohn e Dom Jaime Spengler”.

Expectativa pelo novo cargo
Após a cerimônia de ordenação episcopal, Dom Agenor conversou com Gaudium Press e revelou como foi receber nomeação do Santo Padre e suas expectativas pela nova função.

O novo bispo auxiliar de Porto Alegre conta que recebeu a nomeação com surpresa, mas também com muita alegria e disposição para servir bem a Igreja, o povo e as comunidades da arquidiocese gaúcha. Dom Agenor destaca que chegando a Porto Alegre, a sua primeira providência será elaborar bem a agenda para o ano de 2011, pois sabe que a vida de um bispo é muito intensa.

“Serão novos desafios e novas esperanças diárias. Realizarei um trabalho em conjunto com as paróquias da região, percebendo as necessidades de cada comunidade e tentando supri-las da melhor maneira possível. Será um grande aprendizado para mim, estarei aprendendo a ser bispo no dia a dia do meu trabalho pastoral”, salienta.

Por fim, Dom Agenor ressalta que no mês de fevereiro passou 10 dias em Porto Alegre e que se sentiu “em casa”. “O gaúcho é muito hospitaleiro. Já criamos um certo laço de amizade e acredito que vamos percorrer juntos um caminho de fraternidade, de ajuda mútua, de respeito, de amor e de serviço para a construção do Reino de Deus”, conclui.

Biografia
Em 1975, Dom Agenor ingressou na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, para iniciar os estudos na Faculdade de Filosofia, que concluiu em 1977; cursou Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção na cidade de São Paulo, de 1979 a 1982. Fez sua profissão religiosa na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, no dia 1 de fevereiro de 1982 e foi ordenado sacerdote em 5 de setembro do mesmo ano por Dom Agostinho José Sartori.

Desde 2002 é consultor da Conferência dos Religiosos do Brasil, para obtenção de orientações espirituais e exercícios de treinamento sobre a Vida Consagrada. Em 2009 assumiu como pároco da Paróquia São José em Francisco Beltrão. No dia 22 de dezembro de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas