Gaudium news > Arquidiocese de Curitiba comemora 60 anos de presença jesuíta na Igreja do Rosário

Arquidiocese de Curitiba comemora 60 anos de presença jesuíta na Igreja do Rosário

foto igreja do rosario.jpg
Igreja do Rosário foi confiada aos jesuítas pelo arcebispo de Curitiba na época, Dom Manuel da Silveira D’Elboux

Curitiba (Quarta-Feira, 30-03-2011, Gaudium Press) A Igreja do Rosário, pertencente à Arquidiocese de Curitiba, comemorou no último domingo, 27, os 60 anos da presença dos jesuítas no local. Elevada à categoria de Santuário das Almas ou Esperança Cristã, no ano de 1979, a Igreja do Rosário festejou a história do trabalho missionário e educacional dos jesuítas com uma missa solene, que contou com a participação de vários sacerdotes e fiéis da comunidade.

A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, e concelebrada pelo padre jesuíta João Geraldo Kolling, Superior Provincial dos Jesuítas do Sul do Brasil, que reside em Porto Alegre. Durante a homilia, o arcebispo agradeceu a todos os padres jesuítas pelo grandioso trabalho que fizeram no Brasil desde o começo de sua história, ensinando, educando e, principalmente, transmitindo a fé ao povo. Fez um agradecimento especial ainda aos missionários que fizeram história nesses 60 anos de presença na Igreja do Rosário.
No Sul do país, os Jesuítas, em seu início de trabalho, concentraram-se na construção e manutenção de paróquias, colégios, centros de espiritualidade, centros de pesquisa, centros de formação, casas de retiro, e também universidades.

História dos Jesuítas
A Companhia de Jesus foi fundada no dia 27 de setembro de 1540 – com a aprovação do Papa Paulo III – por um grupo liderado por Inácio de Loyola, que colocou-se à disposição para servir em missões de evangelização na Igreja. A aquisição de territórios enormes, pelas nações católicas de Espanha e Portugal, levou a Companhia de Jesus a se incorporar na colonização dessas nações. Em 1749, mais de três mil Jesuítas se encontravam distribuídos em cinco continentes.

Os Jesuítas chegaram ao Brasil em 1549. Os padres Manoel da Nóbrega, José de Anchieta e Manoel de Paiva começaram suas atividades em Piratininga, em 25 de janeiro de 1554, construindo um colégio que viria a ser o núcleo em torno do qual se ergueria o povoado e posteriormente a cidade de São Paulo. Em 08 de dezembro de 1927, a Província do Brasil Meridional da Companhia de Jesus foi oficialmente estabelecida.

No dia 27 de março de 1951, no estado do Paraná, Dom Manuel da Silveira D’Elboux acolheu os jesuítas, confiando-lhes, na pessoa do Padre Edmundo Henrique Dreher, a Igreja do Rosário, em Curitiba.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas