Bispos do estado americano do Arizona pedem o fim da pena de morte
Phoenix (Quarta-feira, 30-03-2011, Gaudium Press) Bispos do estado americano do Arizona emitiram um documento em que pedem a completa abolição da pena de morte no estado. A movimentação dos religiosos acontece depois da execução, nesta segunda-feira, de dois condenados.
Na declaração, os bispos dizem que a medida é contrária aos valores do Evangelho. Eles manifestam “compaixão pelas vítimas de crimes brutais e seus familiares”, mas enfatizam que a pena capital não é solução.
“Estamos convictos de que a pena de morte seja uma vingança sancionada pelo Estado, contrária ao Evangelho e à intrínseca dignidade e sacralidade da via humana. Recorrer a esse tipo de justiça significa contribuir com a cultura da morte”, afirmam.
“As execuções no nosso Eestado não defendem ninguém e são uma inútil violência”, concluem os bispos.
Dados no mundo
Nesta semana, a Anistia Internacional publicou seu relatório anual sobre a situação da pena de morte no mundo. Segundo entidade, a tendência global tende à abolição total da pena de morte, apesar de, em casos isolados de países, o número de execuções ter aumentado em 2010 em comparação com o ano anterior. A pena capital já foi abolida por 139 países.
Com informações da Rádio Vaticana.
Deixe seu comentário