Conferência Episcopal Italiana manifesta preocupação com fluxo de imigrantes norteafricanos a Lampedusa
Lampedusa enfrenta situação de emergência por causa de grande fluxo de imigrantes e refugiados |
Roma (Terça-feira, 28-03-2011, Gaudium Press) Para o Cardeal Angelo Bagnasco, presidente da Conferência Episcopal Italiana, a situação de emergência em algumas partes da Itália, particularmente na ilha de Lampedusa, por conta do grande fluxo de imigrantes e refugiados norteafricanos fugidos da instabilidade na região, é um problema de toda a Europa.
Segundo o cardeal, a questão é histórica. “Toda a Europa está em débito com a África. E agora é o momento de atuar com políticas de cooperação, que podem convencer nossos irmãos a permanecerem em suas terras”, disse o presidente da CEI.
O purpurado disse que a Igreja está próxima dos moradores da pequena ilha de Lampedusa, que possui cinco mil habitantes mas que, até o momento, já recebeu cerca de 3700 imigrantes. O presidente da CEI disse que sejam adotadas medidas comunitárias para evitar problemas na ilha, território italiano mais próximo da costa africana, que já vem registrando protestos e bloqueios marítimos por parte de seus habitantes.
Para o Cardeal Bagnasco, “é uma ilusão” tentar vigiar toda a costa “de um continente inteiro”, de modo que a situação só pode ser enfrentada “com a destinação de recursos para um esforço de desenvolvimento extraordinário, que não poderá senão colher benefícios em termos de segurança”.
Deixe seu comentário