Gaudium news > 4º Encontro Nacional de Jornalistas da CNBB chega ao fim

4º Encontro Nacional de Jornalistas da CNBB chega ao fim

encontro_geral_final_jornalistas.jpg
Dom Dimas pediu aos jornalistas presentes para anunciarem o Evangelho nos lugares em que a Igreja ainda não conseguiu chegar

Brasília (Segunda-feira, 28-03-2011, Gaudium Press) O 4º Encontro Nacional de Jornalistas das Dioceses, Regionais e Organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chegou ao fim neste domingo, 27, em Brasília. O evento, que teve início na última sexta-feira, 25, reuniu 54 jornalistas de 10 estados e do Distrito Federal que trabalham com o episcopado nacional, e teve missa de encerramento presidida pelo secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa.

Terminada a celebração religiosa, o prelado informou aos presentes diversas iniciativas promovidas pela CNBB com o intuito de fortalecer a comunicação da Igreja no Brasil. Entre elas, os maciços investimentos em tecnologia da informação, como videoconferências e sistemas de ligações pelo VoIP.

Dom Dimas declarou também que durante o último Conselho Permanente da CNBB, realizado nesta semana, foi aprovado o desmembramento do Setor de Comunicação dos setores Educação, Cultura e Ensino Religioso. Decisão que ainda será submetida à Assembleia Geral da Conferência, que acontece em maio.

O prelado ainda destacou o trabalho realizado pela Igreja no Brasil e no Mundo para desenvolver e fortalecer a comunicação em seus quadros eclesiais e, por fim, convocou os jornalistas presentes a anunciar o Evangelho nos lugares em que a Igreja ainda não conseguiu chegar.

O próximo encontro nacional de jornalistas da CNBB não tem data definida, que deverá ser agendada ainda este ano.

Palestras
Iniciado na última sexta-feira, 25, o 4º Encontro Nacional de Jornalistas das Dioceses, Regionais e Organismos da CNBB contou com a participação de diversos especialistas na área de comunicação. No primeiro dia, destaque para a conferência presidida pelo subsecretário adjunto da CNBB, Padre Antônio Silva Paixão, que afirmou que o valor da verdade de uma notícia não pode ser medido pela atração que ela tem, nem pela popularidade. “Se popularidade fosse critério de validade, Jesus não teria sido traído”, disse.

No segundo dia de conferências, palestraram o professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), João José Curvello, e a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Entre outros assuntos levantados, o professor da UCB destacou a importância de se efetivar a comunicação que fale “a língua” da comunidade, para que possa ser entendida. Já a jornalista da Globo News aconselhou os assessores de uma empresa a se manterem informados em todos os níveis para que não sejam pegos de surpresa quando exigidos.

No sábado, 26, o evento ainda contou com um painel sobre “Midia Training – Estratégia de Qualificação de Porta Vozes”, ministrada pelo professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Mozahir Salomã, e e pelo jornalista da TV Senado, Ronaldo Martins. Os dois deram dicas para os assessores desenvolverem seus trabalhos nas bases, bem como exemplos para a resolução de crises institucionais.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas