Igreja da Ordem de Curitiba comemora 60 anos de Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento
Igreja da Ordem Terceira Franciscana foi fundada em 1746 |
Curitiba (Sexta-Feira, 25-03-2011, Gaudium Press) Nesta sexta-feira, dia 25 de março, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas da Arquidiocese de Curitiba celebra 60 anos de adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento. Para comemorar essa data, o bispo auxiliar de Curitiba, Dom Rafael Biernaski, celebrou uma missa solene nesta manhã, às 7h30, seguida de uma Hora Santa e a inauguração de uma placa comemorativa em ação de graças pelos benefícios alcançados nesses 60 anos.
As celebrações em razão do aniversário na Igreja ainda continuam esta tarde. A partir das 18h30, haverá uma procissão e benção do Santíssimo Sacramento. O encerramento das festividades se dará com uma celebração eucarística, às 19h, presidida peplo arcebispo emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto.
Adoração Eucarística
O reitor da Igreja da Ordem, monsenhor Luiz de Gonzaga Gonçalves, explica que a adoração eucarística é a prolongação daquilo que se faz na missa, reconhecendo a presença de Jesus realmente presente entre nós, como nosso Deus e Senhor. “É Jesus vivo, ressuscitado, que está presente e o adoramos porque não somente é nosso Deus, mas nosso alimento, nosso salvador e redentor”, diz .
Em Curitiba, recorda o monsenhor, no dia 25 de março de 1951, na Igreja da Ordem, o então arcebispo Dom Manuel da Silveira D´Elboux, como primeiro ato oficial depois de sua posse, instituiu a Adoração Perpétua, isto é, a adoração dos fiéis, durante o dia e à noite, quando os turnos de fiéis vêm rezar por uma hora diante do Santíssimo Sacramento. Após 60 anos, esse momento de adoração continua sendo realizado com muita devoção e com a participação de inúmeros fiéis da região.
O sacerdote destaca ainda que tanto João Paulo II como o Papa Bento XVI recomendaram a Adoração Perpétua e pediram para as comunidades que a façam em suas respectivas paróquias ou se inscrevam para fazerem nos templos votivos onde ele é feita. “É através da adoração eucarística que adoramos e reconhecemos Jesus como nosso salvador, agradecendo por todos os benefícios recebidos, pedindo perdão pelos nossos pecados e confiando em sua ajuda para fazermos sempre a sua vontade santíssima”, conclui.
História da Igreja da Ordem
Os padres Franciscanos fundaram a Ordem Terceira Franciscana, um espaço da associação para imitar as virtudes de São Francisco, em 1746, e assim mudaram a padroeira Nossa Senhora do Terço pelo padroeiro São Francisco das Chagas, surgindo aí a denominação de Igreja da Ordem.
Deixe seu comentário