Gaudium news > Violência do narcotráfico no México atinge também os sacerdotes do país

Violência do narcotráfico no México atinge também os sacerdotes do país

Cidade do México (Sexta-feira, 25-03-2011, Gaudium Press) De acordo com o Centro Católico Multimedial (CCM) do México, a violência que cobre o país, fruto basicamente do narcotráfico, não deixou imune nem a Igreja. O Centro aponta que, somente em 2010, mais de mil sacerdotes foram vítimas de tentativa de extorsão, em troca de proteção, e cerca de 162 párocos sofreram ameaças de morte.

Ameaças que às vezes se concretizam, segundo índices do CCM, uma vez que no atual governo do presidente Felipe Calderón, eleito em 2006, 12 padres já foram assassinados. Conforme o diretor do CCM, Padre Sergio Sotelo, os atentados contra religiosos se concentram no estado de Guerrero, onde se localiza Acapulco, e na parte oeste do estado de Michoacán.

No que se refere à extorsão, informa o CCM, a quantia pedida, normalmente, é de 10 mil pesos mexicanos, cerca de 830 dólares. Há também os sequestros, cujo valor do resgate pode chegar a 2 milhões de pesos mexicanos.

Diante deste quadro, as autoridades governamentais parecem não tomar nenhuma atitude, reclamou o presidente do Centro ao jornal mexicano El Universal. Conforme o sacerdote, as estratégias utilizadas para mudar esta situação até agora tem se mostrado “verdadeiramente insuficientes”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas