Bispos Angolanos e de São Tomé realizam sua 1ª Assembleia Plenária Anual
Prelados também falaram a respeito da visita Ad Limina que deve ocorrer em outubro deste ano |
Luanda (Sexta-feira, 25-03-2011, Gaudium Press) A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (Ceast) realizou de 16 a 22 de março deste ano, em Luanda, capital angolana, sua 1ª Assembleia Plenária Anual. O evento, que foi comandado pelo arcebispo de Lubango, cidade também pertencente a Angola, e presidente da entidade, Dom Gabriel Mbilingi, teve como tema central “Questões Matrimoniais: aspectos jurídicos e pastorais”.
Durante os sete dias do evento, os representantes episcopais debateram principalmente os problemas enfrentados pelas famílias de Angola que, na atualidade, sofrem com a crise financeira e econômica do país. Neste sentido, os prelados aprovaram a introdução de uma taxa nas escolas católicas para financiar as atividades educacionais das dioceses, com o intuito de melhorar o trabalho pastoral exercido pela Igreja angolana.
Os prelados também ratificaram a edição da Ceast a respeito do Novo Missal Romano e da Liturgia das Horas e o projeto de reorganização dos órgãos internos da Conferência, assim como programaram a campanha de solidariedade voltada às vítimas da catástrofe natural ocorrida no Japão, escolhendo o 4º domingo da Quaresma como o dia para a recolha de fundos.
Outros assuntos debatidos na plenária foram: o novo programa do Encontro Inter-regional dos Bispos da África Meridional (Imbisa) cujo objetivo é promover uma boa ética no trabalho; a visita Ad Limina ao Papa dos bispos da Ceast agendada para ocorrer entre 24 e 31 de outubro; e a Conferência Internacional da Cáritas, que foi iniciada na quarta-feira, 23, e que termina hoje, em Luanda, com o tema “Construindo a paz e Angola”.
Com informações da Conferência Episcopal de Angola e São tomé (Ceast).
Deixe seu comentário