Gaudium news > Arcebispo do Rio celebra missa pelos 350 anos da Paróquia Nossa Senhora do Loreto

Arcebispo do Rio celebra missa pelos 350 anos da Paróquia Nossa Senhora do Loreto

Rio de Janeiro (Quinta-feira, 24-03-2011, Gaudium Press) A Paróquia Nossa Senhora do Loreto, no tradicional bairro do Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, completou 350 anos no último domingo, 20. Para celebrar tão importante data, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu uma missa, por volta das 16h, no chamado “Loretão”, espaço de eventos localizado próximo à histórica matriz da paróquia. A escolha pelo espaço se deu porque a área da antiga igreja não era suficiente para receber os cerca de 2 mil fiéis que compareceram à celebração jubilar.

Dom-Orani.jpg
Homilia do arcebispo do Rio de Janeiro foi baseada na mensagem da Transfiguração do Senhor

A celebração religiosa foi iniciada com uma procissão na qual desfilaram estandartes das comunidades paroquiais da região com ícones de seus respectivos padroeiros; todas estas paróquias nasceram de um desmembramento da Paróquia Nossa Senhora do Loreto. Terminado o desfile, o pároco local, Padre Sebastião Cintra – que está na paróquia há 30 anos – proferiu algumas palavras de acolhida. O sacerdote agradeceu a presença de Dom Orani e manifestou sua alegria pelo acontecimento jubilar.

Em seu discurso inicial, antes da homilia, Dom Orani afirmou que a história da Paróquia Nossa Senhora do Loreto só foi possível graças aos presbíteros e ao povo de Deus que estiveram presentes durante os 350 anos de sua história. Conforme o arcebispo, eles foram tantos, e por isso, difíceis de enumerar. Contudo, segundo ele, é sabido que estão todos presentes no coração de Deus. “Esta celebração deve nos inspirar a fazer nossa parte, a construir os fundamentos do futuro, assim como nós hoje estamos aproveitando os frutos da fé e do trabalho dos nossos antepassados”, concluiu.

A homilia de Dom Orani foi baseada na mensagem da Transfiguração do Senhor. O prelado referiu-se à caminhada quaresmal e à renovação batismal, afirmando que elas não devem ser pensadas como um tempo de tristeza e escuridão, e sim remetidas para Cristo ressuscitado, “que é a luz do mundo, o sentido da vida”. Dentro deste contexto, conforme o arcebispo, a missão da paróquia é “iluminar as pessoas para que cada um possa encontrar-se com Cristo”.

Finalizada a celebração religiosa, foi dada a benção a um painel ilustrado com fotos históricas da Igreja Matriz, contendo o calendário das festividades comemorativas. Do lado de fora do “Loretão”, todos os presentes participaram, por fim, da solene celebração que reinaugurou a iluminação da fachada da Igreja Matriz. Na ocasião, foi descerrada uma placa comemorativa em homenagem ao acontecimento.

As comemorações pelo 350 anos da tradicional Paróquia Nossa Senhora do Loreto não param por aí. Durante todo o ano estão programados diversos evento de confraternização como baile, gincanas, apresentação de coral e teatro. Em julho, haverá a apresentação de uma orquestra sinfônica no “Loretão”, e em dezembro, haverá um auto de Natal, com exposição de presépios.

Paróquia de Nossa Senhora do Loreto
A Paróquia Nossa Senhora do Loreto é a quarta mais antiga do Rio de Janeiro. Dela derivaram as 14 paróquias da região oeste, instalada no vicariato do Jacarepaguá. A origem do nome de sua padroeira é relacionada à cidade de Loreto, na Itália, onde a Virgem Maria é venerada com esse título há mais de setecentos anos. Em 1970, a igreja recebeu o título de Santuário Nacional de Nossa Senhora de Loreto.

Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas