Próxima coleta para os cristãos na Terra Santa acontece sob o signo da paz
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 21-03-2011, Gaudium Press) A tradicional coleta da Sexta-feira Santa “Pró-Terra Sancta”, para levantar fundos para e apoiar os cristãos da Terra Santa, este ano se calca na preocupação com a situação dos cristãos na região. “A Terra Santa espera na fraternidade da Igreja Universal e deseja retribui-lhe através da partilha de uma experiência de graça e de dor que caracteriza o seu caminho”, escreve em uma carta o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, sobre a coleta. A Sala de Imprensa vaticana apresentou o relatório da Custódia da Terra Santa sobre os projetos e obras realizadas com a coleta de 2010.
A situação dos cristãos no Oriente Médio é preocupante. “Eles experimentam a atualidade do martírio e sofrem pela instabilidade ou ausência da paz. O sinal mais preocupante permanece o exôdo irrefreável. Algum sinal positivo em certas situações não é suficiente”, afirma o cardeal Sandri.
“O presente apelo para a coleta – explica o Cardeal prefeito – se inscreve na causa da paz, na qual os irmãos e irmãs da Terra Santa desejam ser eficazes instrumentos nas mãos do Senhor para o bem de todo o Oriente”.
Além disso, o purpurado recorda as palavras do Papa Bento XVI quando diz que a paz “é possível”, “urgente” e que “é a condição indispensável para uma vida digna da pessoa humana e da sociedade”. O dicastério que “se faz porta-voz das necessidades pastorais, educativas, assistenciais e caritativas das Igrejas Católicas” no Oriente Médio renova o apelo para o apoio econômico, seja na Sexta-feira Santa como durante todo o período da Quaresma.
Em 2010, a Custódia da Terra Santa realizou diversos projetos de restauração dos lugares santos e diversas obras em favor dos jovens, das famílias, das comunidades paroquiais, das escolas e também de outros projetos culturais. Os detalhes são apresentados no relatório sumário 2009/2010 da Ordem dos Frades Menores.
Graças à coleta do ano passado, a Custódia pôde financiar 360 bolsas de estudo universitário por quatro anos nas diversas universidades da Terra Santa (Belém, Hebraica, Jerusalém, ecc); ajudar 20 jovens de famílias pobres; garantir assistência médica e a reforma das moradias das famílias, dos pobres e dos casais jovens. Entre as obras culturais há o “Franciscan Media Center”, uma nova forma de comunicação com o objetivo de difundir as notícias sobre a Terra Santa.
Deixe seu comentário