Bento XVI dedica jovem paróquia em Roma a São Corbiniano
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 21-03-2011, Gaudium Press) Ontem pela manhã, na região do Infernetto, bairro periférico de Roma, o Papa Bento XVI consagrou uma jovem paróquia, dando-lhe o título de São Corbiniano – bispo francês e fundador da arquidiocese de Munique e Frisinga, onde Joseph Ratzinger foi bispo por quatro anos. O símbolo da diocese, o urso de São Corbiniano, está presente no brasão episcopal, agora papal, de Bento XVI.
Na ocasião, Bento XVI convidou os 10 mil paroquianos a fazer da nova igreja o lugar para se escutar a Palavra de Deus |
Na homilia da dedicação, refletindo sobre o Evangelho da Transfiguração de Cristo, o Papa ressaltou o duplo significado da Transfiguração de Jesus: o mistério e o templo. A Transfiguração, “um mistério luminoso, reconfortante”, é a revelação da realidade profunda da pessoa de Jesus, manifestada “não com uma tempestade, com um terremoto ou com o fogo, mas com uma brisa leve”.
Este evento que preparou os discípulos de Jesus ” a superar a terrível prova da Paixão e também a compreender bem o fato luminoso da Ressurreição”, hoje recorda aos cristãos que “quem quer conhecer Deus, deve contemplar o rosto de Jesus”, revelação da santidade e da misericórdia do Pai.
Refletindo sobre o mencionado aspecto do templo, Bento XVI afirmou que “a Igreja quer estar presente em todos os bairros onde as pessoas vivem e trabalham, com o testemunho evangélico de cristãos coerentes e fiéis, mas também com edifícios que permitam o encontro para a oração e os Sacramentos, a formação cristã e relações de amizade e fraternidade”.
Bento XVI convidou os 10 mil paroquianos a fazer de sua nova igreja o lugar para se escutar a Palavra de Deus, e a “escola” permanente de vida cristã, além de um lugar de “uma família de famílias”, onde são compartilhadas juntas as alegrias e as inevitáveis dificuldades.
A nova paróquia romana de São Corbiniano é frequentada principalmente por jovens casais e famílias. Erigida em 1999, antes tinha o nome de São Guilherme, e a partir de 2008 passou a ser denominada São Corbiniano. É a igreja titular do cardeal alemão Reinhard Marx, arcebispo metropolitano de Munique e Frisinga, na Alemanha.
Na solene missa de ontem de manhã estavam presentes o próprio Cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique e Frisinga, e o Cardeal Friedrich Wetter, arcebispo emérito da diocese, entre outros. O arcebispo metropolitano ao fim da cerimônia doou à paróquia as relíquias de São Corbiniano para veneração.
Deixe seu comentário