Gaudium news > Diocese de Criciúma festeja neste final de semana seu padroeiro São José

Diocese de Criciúma festeja neste final de semana seu padroeiro São José

Criciúma (Quinta-Feira, 17-03-2011, Gaudium Press) Devotos de São José da diocese de Criciúma, em Santa Catarina, se preparam para uma celebração especial do Pai de Jesus no dia do santo, no próximo sábado. Isso porque São José é também o padroeiro da diocese.

A festa local se dará entre os dias 18 e 20 de março, na Catedral Diocesana. A festividade, que reúne cinco comarcas e 537 comunidades católicas, já virou tradição na cidade e nesse ano cerca de 20 mil pessoas devem circular pelos três dias de comemoração.

Conforme os organizadores da festa, as atividades são voltadas para a comunidade em geral, mas tem um foco bem familiar. O público que se faz presente, em sua grande maioria, é composto por famílias devotas de São José e membros da comunidade religiosa da região. A comemoração contará com uma programação litúrgica, mas também haverá apresentações culturais e festejos populares.

A abertura da festa de São José acontecerá nesta sexta-feira, dia 18 de março, com a primeira novena à partir das 19h, quando haverá a apresentação dos festeiros e a celebração da Santa Missa presidida pelo padre Samiro Meurer.

Já no sábado, 19, Dia do Padroeiro, a segunda novena é marcada pela missa às 15h na Catedral, celebrada pelo padre Onécimo Alberton. Em seguida, às 18h, será realizada a Procissão de São José, com a imagem do padroeiro saindo do Hospital São José. Segundo o pároco da paróquia São José, Padre Valdemar Carminati, a proposta de a imagem sair do hospital é muito significativa, visto que o santo é padroeiro da instituição. “Um lugar onde muita gente passa, já passou ou vai passar. Um lugar que traz a saúde para o corpo”, enfatizou o sacerdote.

A procissão percorrerá em direção à Igreja Matriz, onde às 19h, haverá a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Antonio Júnior. No domingo, 20, às 10h, quem presidirá a celebração será o bispo da Diocese, Dom Jacinto Inácio Flach.

A devoção a São José, Patrono Universal da Igreja, chegou a Criciúma com a imigração italiana, em 1880.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas