Senado Federal homenageia lançamento da Campanha da Fraternidade 2011
Brasília (Quarta-feira, 16-03-2011, Gaudium Press) O Senado Federal realizou ontem em Brasília uma sessão especial em homenagem ao lançamento da Campanha Fraternidade 2011, cujo tema é “Fraternidade e a Vida no Planeta”. O evento teve a presença de 12 senadores e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), compareceu o arcebispo de São Luis , Maranhão, Dom José Belisário da Silva.
Primeira a discursar, a presidente da sessão, a senadora Marta Suplicy, elogiou a temática da Campanha, destacando-a como “oportuna e atualíssima”, pois não faz apenas reflexões sobre o que é certo e errado, “vai além e nos faz mudar atitudes e comportamentos a partir de ações. A CF-2011 nos mostra que exemplos pequenos podem se tornar grandes”, disse.
A ministra do Meio Ambiente também definiu a temática da CF-2011 como atual. “Não dá para não falar do meio ambiente. É preciso viver e discutir propostas ambientais viáveis em todos os setores da sociedade brasileira. Nós apoiamos a iniciativa da CNBB e queremos dizer que estamos abertos sobre o tema com a sociedade”, declarou.
Pronunciou-se ainda durante a homenagem, a requerente da sessão, senadora Ana Rita, que referiu-se à tragédia da região serrana do Rio de Janeiro como um exemplo de degradação ambiental que sofre o país e como um fator que pode fazer o governo brasileiro repensar políticas públicas. Fazendo menção ao lema da CF-2011, Ana Rita disse: “A “criação geme em dores de parto’ porque nós causamos as agressões ao meio ambiente”.
Por fim, o senador Pedro Simon traçou um panorama das 47 edições da CF já elaboradas pela CNBB. Em discurso, o parlamentar pediu para que todos os representantes do país na Câmara do Senado lessem sobre as Campanhas de Fraternidade. O senador disse que os temas propostos em cada edição da CF são “um rico auxílio para a elaboração de planos de governo voltados para as reais necessidades do povo brasileiro”.
Após os comentários e elogios do senadores, Dom José Belisário agradeceu a homenagem do Senado Federal e comentou que a CF tem prestado relevantes serviços à sociedade, já que ao longo de sua história “abordou temas de grande relevância, visando a mobilizar pessoas, entidades e poderes públicos, em torno de uma realidade a ser transformada em favor da vida de todos”.
Com informações da CNBB.
Deixe seu comentário