Gaudium news > Celebrações em Santa Catarina marcarão a despedida de Dom Murilo Krieger

Celebrações em Santa Catarina marcarão a despedida de Dom Murilo Krieger

Florianópolis (Quarta-Feira, 16-03-2011, Gaudium Press) Atendendo ao pedido de renúncia do arcebispo de Salvador, na Bahia, cardeal Dom Geraldo Majella, por motivo de idade, o Papa Bento XVI nomeou, no dia 12 de janeiro, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger como o novo arcebispo da arquidiocese baiana e primaz do Brasil. No próximo dia 25, Dom Murilo tomará posse na arquidiocese de Salvador. Antes, porém, duas celebrações marcarão a sua despedida da arquidiocese de Florianópolis, circunscrição eclesiástica onde realizou seu episcopado nos últimos nove anos.

foto dom murilo.jpg
Segundo Dom Murilo, sua nova missão, na arquidiocese de Salvador, será um imenso desafio

A primeira celebração será realizada hoje, às 20h, no Centro de Evangelização Angelino Rosa, em Governador Celso Ramos. Os organizadores aguardam a participação de um grande público, vindo de várias regiões do estado para se despedir do arcebispo. O local tem capacidade para até cinco mil pessoas sentadas e toda a infraestrutura necessária para acolher os fiéis.

Outra celebração acontecerá no dia 18 de março, às 19h30, na Catedral de Florianópolis, com a presença dos padres e diáconos da arquidiocese. Ainda nesta cerimônia, haverá a dedicação do novo altar da Catedral, e logo após serão inaugurados também o espaço museológico e a nova sacristia do templo, que faz parte do projeto de restauração, iniciado em 2005. A solenidade contará com a participação de autoridades municipais e estaduais.

Para marcar a despedida também em sua terra natal, a cidade de Brusque, Dom Murilo irá celebrar uma missa solene no dia 20 de março, às 19h30, na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga.

Para o arcebispo, esta nova missão é, com certeza, um imenso desafio. Entretanto, segundo ele, não lhe caberá começar os trabalhos; muito pelo contrário, estará a frente de uma arquidiocese que tem uma longa e bela história, rica de tradições e de experiências religiosas. “Assim, vou me apoiar em meu antecessor, nos demais bispos auxiliares, nos sacerdotes, nos religiosos e religiosas, e nas lideranças leigas”, afirmou.

Biografia

Dom Murilo Sebastião Krieger é catarinense, da cidade de Brusque, onde nasceu no dia 19 de setembro de 1943. Ainda criança, sentiu o desejo de ser sacerdote. Aos catorze anos, entrou no Seminário de Corupá (SC), da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos). Estudou Filosofia em Brusque e Teologia no Instituto Teológico SCJ, em Taubaté. Foi ordenado sacerdote no dia 07 de dezembro de 1969, em sua cidade natal. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 28 de abril de 1985.

O arcebispo trabalha na Arquidiocese de Florianópolis desde 27 de abril de 2002. Antes, de 1985 a 1991, foi bispo auxiliar da Arquidiocese. Sua posse como bispo da Arquidiocese de Salvador será realizada no dia 25 de março, sexta-feira, às 19h, na Catedral Basílica, no Centro Histórico da capital baiana.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas