Sacerdote canadense morre em decorrência do terremoto no Japão
Forte tremor que devastou a costa nordeste do Japão foi a causa de ataque cardíaco que vitimou o sacerdote canadense |
Sendai (Quarta-feira, 16-03-2011, Gaudium Press) Conforme noticiaram veículos de comunicação nesta terça-feira, 15, o terremoto que devastou a costa nordeste no Japão no fim da semana passada, deixou pelo menos um sacerdote morto: o Padre André Lachapelle, da Sociedade das Missões Estrangeiras (SME), de Quebéc, no Canadá. O sacerdote canadense é, até o momento, a primeira vítima fatal decorrente da tragédia japonesa ligada ao clero da Igreja Católica.
Segundo o superior-geral da Sociedade das Missões Estrangeiras de Quebec, Padre Guy Charbonneau, o sacerdote canadense estava indo da catedral de Sendai à paróquia onde atuava, localizada a 20 minutos, em Shiogama, quando teve um ataque cardíaco diante do forte terremoto de 9 graus na escala Richter. Padre André tinha 76 anos e estava no Japão desde 1961.
Preocupação com outros religiosos
Apesar de até agora só uma morte de clérigo ter sido confirmada, as notícias ainda podem ser mais desastrosas, já que na diocese de Sendai, local que foi o epicentro do terremoto, existem diversas instituições e congregações religiosas, masculinas e femininas. Qualquer informação mais detalhada, porém, ainda não é possível, já que, conforme informou o bispo de Sendai, Martin Tetsuo Hiraga, até o momento não foi possível falar com as paróquias da costa por falta de contato telefônico.
Devido à situação calamitosa pela qual vem passando o Japão nos últimos dias, a Congregação para a Evangelização dos Povos, do Vaticano, enviou um telegrama de condolências e solidariedade à Conferência Episcopal do Japão e ao Núncio Apostólico em Tóquio.
Com informações da Agência Ecclesia e da ACI Digital.
Deixe seu comentário