Gaudium news > Alemanha celebra Semana da Fraternidade e apresenta logo da viagem do Papa ao país

Alemanha celebra Semana da Fraternidade e apresenta logo da viagem do Papa ao país

Berlim (Quarta-feira, 16-03-2011, Gaudium Press) Bispos alemães reuniram-se recentemente em Minden, com representantes também de outros credos, para discutir os temas deste ano pertencentes à tradicional Semana da Fraternidade. A Semana acontece sempre no início da Quaresma e propõe reflexões específicas nos mesmos moldes que a Campanha da Fraternidade da Igreja brasileira propõe.

Os representantes da Conferência Episcopal Alemã afirmaram, ao final do encontro, dedicado a aspectos sociopolíticos, que a secularização e a presença do Islã na sociedade é uma das mudanças sociais mais importantes dos últimos tempos no país. Afirmaram ainda que neste debate são abordadas questões fundamentais relativas não somente à política para a integração, mas também sobre a liberdade religiosa.

Robert-Zollitsch.jpg
Presidente da Conferência Episcopal Alemã, Dom Robert Zolliitsch, cuida da organização da viagem do Papa ao país

Os participantes da Semana sublinharam a importância da liberdade religiosa e de um diálogo com todas as vertentes professionais a fim de garanti-la. Enfatizaram a mútua relação respeitosa em particular com o Islã, e os esforços para combater o racismo, o ataque a cristãos, o antissemitismo e a xenofobia.

Viagem do Papa

Enquanto isso, uma coletiva de imprensa nesta terça-feira oferecida pela Conferência Episcopal Alemã no âmbito de sua Assembleia Geral apresentou o tema, o logo e outros detalhes da nova viagem apostólica que o Papa Bento XVI fará à sua terra natal em setembro deste ano, entre os dias 22 e 25.

O tema da viagem do Papa, traduzido livremente do alemão, é “Onde tem Deus há futuro” , e inspira-se em trecho de um discurso do próprio Bento XVI em uma viagem a Áustria, quatro anos atrás. O logotipo remete a um grupo de pessoas caminhando para uma igreja, ou estando já dentro dela, e é colorido com as cores vermelha, amarela e preta, da bandeira nacional.

Em Berlim, o Papa deve se encontrar com o presidente alemão Christian Wulff, com políticos no Parlamento e presidir uma celebração eucarística especial. Mais detalhes sobre a viagem serão ainda divulgados mais para frente pelo Vaticano e pelo episcopado alemão.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas