Gaudium news > “A Quaresma é um período que configura os passos da vitória do bem sobre o mal”, diz arcebispo de Belo Horizonte

“A Quaresma é um período que configura os passos da vitória do bem sobre o mal”, diz arcebispo de Belo Horizonte

dom-walmor.jpg
Segundo Dom Walmor, a Quaresma é o tempo em que os fiéis aguardam pela ressureição de Cristo

Belo Horizonte (Sexta-feira, 11-03-2011, Gaudium Press) O período quaresmal teve início na última quarta-feira, 09. Impulsionado por tão importante data, o arcebispo de Belo Horizonte, em Minas Gerais, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, dedicou o artigo desta semana ao aprofundamento do tema. Comentando a mensagem do Santo Padre sobre a Quaresma, o arcebispo destaca a relevância da data como uma período no qual as pessoas, através da crença em Cristo, se revigoram e aspiram a uma nova vida.

Conforme o prelado, o período da Quaresma tem um relevante apelo simbólico para a Igreja Católica, já que recorda não apenas o caminho de Moisés, no êxodo, para salvar seu povo e chegar à terra prometida, mas também os quarenta dias em que Jesus Cristo ficou isolado no deserto e foi tentado pelo diabo. Dom Walmor lembra também que a Quaresma é o tempo que conduz à Páscoa; é o tempo em que aqueles que creem em Cristo aguardam por sua ressurreição. Segundo o arcebispo, este período configura, dessa forma, “os passos da vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte e do amor sobre o ódio”.

O arcebispo de Belo Horizonte destaca ainda em seu artigo a mensagem do Papa Bento XVI sobre a Quaresma, na qual o pontífice destaca como o período é um tempo litúrgico muito precioso e importante para a Igreja. “Tempo em que as pessoas são chamadas pela fé celebrada, a intensificar o seu caminho de purificação no espírito para aspirar com mais força a uma vida nova em Cristo”.

Dando destaque ainda à mensagem do Santo Padre, o arcebispo observa que nela o pontífice faz um convite aos fiéis para que vivam o itinerário quaresmal na sua mais profunda significação, iluminando a condição batismal de todos. Dom Walmor explica que a Vigília Pascal, que conclui o caminho quaresmal e abre um tempo especial de graças, inclui também a celebração do Batismo, sacramento que realiza o grande mistério pelo qual o homem morre para o pecado.

Conforme Dom Walmor, o Papa, neste sentido, compara em sua mensagem o percurso da Quaresma ao catecumenato, “escola insubstituível de fé e de vida cristã”, pois ambos dizem respeito a algo decisivo para a existência toda. De acordo com o arcebispo, para o Santo Padre, a escuta da Palavra de Deus “é a atitude mais adequada desse itinerário”, visando a um encontro fecundo com o Senhor”. Dessa forma, afirma o pontífice, o tempo da Quaresma é próprio para a “conscientização do lugar primeiro dado a Deus em Cristo, que caminha e se oferece por todos”.

Finalizando sua reflexão a respeito da mensagem do Santo Padre, o arcebispo de Belo Horizonte lembra novamente que, segundo o texto de Bento XVI, a Quaresma é um convite “para tomar consciência da própria fragilidade humana, abrir o coração e acolher a graça que liberta do pecado e infunde, em quem aceita, a força nova em Cristo”. Segundo Dom Walmor, é chegada a hora de aceitar o convite divino para seguir e viver o itinerário quaresmal.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas