Gaudium news > CNBB abre oficialmente Campanha da Fraternidade 2011

CNBB abre oficialmente Campanha da Fraternidade 2011

Brasília (Quinta-feira, 10-03-2011, Gaudium Press) Nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 9 de março, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade 2011 (CF-2011), que tem por tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). O ato de lançamento nacional aconteceu no auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB, em Brasília, com a presidência do secretário geral da entidade, Dom Dimas Lara Barbosa. Em sintonia com toda a Igreja, outras arquidioceses e dioceses do Brasil também realizaram cerimônias de lançamento da CF em suas regiões.

Dom Dimas 1.jpg
Dom Dimas presidiu a cerimônia de lançamento oficial na sede da CNBB

O ato de lançamento oficial da programação foi bastante objetivo, sendo iniciado com a apresentação da mensagem do Papa Bento XVI, saudando a Campanha. Logo depois, o secretário executivo da CF-2011, Padre Luiz Carlos Dias, explorou os objetivos da Campanha, bem como a dinâmica de sua realização nas dioceses, paróquias e comunidades do país. Na sequência, Dom Dimas encerrou o ato falando aos presentes a respeito das expectativas da Igreja em relação à Campanha deste ano.

Na região Sul, especificamente no estado de Santa Catarina, a Arquidiocese de Florianópolis também realizou uma cerimônia para marcar a abertura da Campanha da Fraternidade de 2011. A celebração se deu às 18h15, na Catedral da cidade, e contou com a presidência do Administrador Apostólico da arquidiocese de Florianópolis e arcebispo recém-nomeado para a arquidiocese de Salvador, Bahia, Dom Murilo Krieger.

Na Arquidiocese de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o lançamento da CF-2011 aconteceu às 18h30 junto com a missa de quarta-feira de cinzas, na Catedral da capital gaúcha. Já na arquidiocese de Maringá, no estado do Paraná, o lançamento da Campanha está marcado para hoje, 10, às 20h, na Paróquia Santo Antônio de Pádua.

Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964, e a conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre seus principais objetivos. O texto-base tem 124 páginas e apresenta o conteúdo a ser discutido ao longo da campanha: causas do aquecimento global e as atividades humanas, modelo energético do país, desmatamento e as queimadas; alerta sobre a ameaça à biodiversidade e para o risco da escassez de água no planeta; fundamenta o tema e o lema da CF na Bíblia, na teologia e na palavra da Igreja; além de apontar atitudes que podem ser tomadas com o objetivo de preservar a vida no Planeta Terra.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas