Definido primeiro diretor da nova Autoridade para a Informação Financeira do Vaticano
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 09-03-2011, Gaudium Press) Francesco de Pasquale foi nomeado primeiro diretor do novo órgão de controle financeiro criado pelo Vaticano, a Autoridade para a Informação Financeira. A nomeação foi feita pelo cardeal-presidente da Autoridade, Cardeal Attilio Nicora, e divulgada nesta segunda-feira pelo Vaticano.
Francesco De Pasquale é italiano e nasceu em 6 de abril de 1949. Membro da Delegação italiana do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI), é especialista nas temáticas de prevenção e de luta contra a lavagem de dinheiro, e contra o financiamento do terrorismo em âmbito nacional e internacional. É reconhecido pela avaliação do grau de conformidade dos Estados no que diz respeito aos padrões internacionais contra lavagem de dinheiro.
Cardeal Attilio Nicora foi o responsável pela nomeação |
Em uma entrevista concedida anteontem à Radio Vaticana, o Professor Marcello Condemi, membro do Conselho Diretivo, afirma que a Santa Sé ratificou a MONEYVAL (organismo do Conselho Europeu, ligado ao GAFI) “a própria determinação” e “a própria disponibilidade” em aderir formalmente aos organismos internacionais sobre a luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo.
O Prof. Condemi e o novo diretor da Autoridade para a Informação Financeira do Vaticano representam a Santa Sé em Estrasburgo nos trabalhos sobre a aplicação da Convenção de Varsóvia, de 2005, na luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo.
Como diretor, Francesco de Pasquale será responsável pela atividade operativa da Autoridade, pelo pessoal e pela administração.
Deixe seu comentário