Comunidade coreana de Campinas, no interior de São Paulo, ganha paróquia
Campinas (Quinta-feira, 03-03-2011, Gaudium Press) A comunidade de coreanos da região de Campinas que professa a fé católica tem, desde o fim de fevereiro, uma paróquia exclusiva para seus cultos. Batizada de São Jung Paulo, a paróquia oferecerá missas em coreano, inicialmente aos domingos e às terças-feiras.
Trata-se da segunda paróquia do Brasil voltada para coreanos e seus descendentes – a primeira está em São Paulo. A criação da paróquia foi sacramentada com uma missa no último dia 27, presidida pelo arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini, e com a presença de membros das comunidades coreanas de São Paulo, Campinas e de outras cidades da região.
A paróquia, que será subordinada à Paróquia Nossa Senhora das Dores, pertencente à arquidiocese campineira, ficará sob os auspícios do sacerdote coreano João Ahn, egresso de São Paulo especialmente para esta função.
Além das missas oferecidas no idioma coreano, a paróquia também realizará grupos de oração, catecismo, entre outros serviços católicos.
“Tem muitos coreanos que não entendem muito bem português. E é muito importante que todos estejam próximos da fé”, justificou o presidente da comunidade coreana de Campinas, Jorge Chung, durante a cerimônia de criação da paróquia, salientando que se trata de uma oportunidade para que os coreanos católicos pratiquem sua religião.
Para Dom Bruno Gamberini, é importante agora fomentar o crescimento da paróquia, já que, diferentemente de outras com 60 mil pessoas, esta nasce apenas com 23 famílias. “Essa é a paróquia menor de Campinas. É necessário um trabalho muito grande porque temos muito mais pessoas que vieram para Campinas e têm suas raízes na Coreia”, afirmou o arcebispo.
Deixe seu comentário