Dom Odilo presidirá missa de 100 anos de Monsenhor Trivinho
São Paulo (Quarta-feira, 02-03-2011, Gaudium Press) Na próxima semana, no dia 13 de março, o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, irá presidir uma missa especial: uma cerimônia de ação de graças em homenagem ao centenário de um dos mais antigos colaboradores da arquidiocese paulistana: Monsenhor Antonio Trivinho.
Não se trata apenas de um reconhecimento pela destacada longevidade do religioso. Mais do que isso, a história de Monsenhor Trivinho se entrelaça com a própria história da arquidiocese de São Paulo. O centenário padre tem nada menos que 75 anos devotados ao sacerdócio, e colaborou com todos os sete arcebispos metropolitanos de São Paulo.
Nascido em 10 de março de 1911 na capital paulista, filho de pais fortemente católicos, quando criança gostava de frequentar o canteiro de obras da Catedral da Sé, construção iniciada por Dom Duarte Leopoldo e Silva. Desde pequeno Monsenhor Antonio Travinho manifestava o desejo de seguir a vocação sacerdotal. Aos 15 anos, entrou no Seminário de Pirapora. Concluídos seus estudos seminaristas, veio para São Paulo continuar os de Filosofia e Teologia. No dia 6 de dezembro de 1936, foi ordenado padre, o primeiro sacerdote ordenado por Dom José Gaspar, então bispo auxiliar.
Entre outras funções arquidiocesanas, foi pároco da Paróquia São Pedro do Tremembé, nomeado em 13 de novembro de 1939. Foi também vigário cooperador na Paróquia Santa Cecília e capitular da Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios.
Em 1960, foi feito cônego e, quando Dom Cláudio Hummes esteve à frente da arquidiocese, monsenhor, recebendo o título diretamente de Roma. Durante todos os sete governos episcopais da arquidiocese de São Paulo, teve uma participação atuante e efetiva, colaborando como secretário, vice-chanceler e chanceler da Cúria.
A missa pelo centenário de Monsenhor Trivinho terá início às 11 horas. Na mesma Catedral da Sé ue o menino Antonio viu começar a ser erigida.
Com informações da Arquidiocese de São Paulo.
Deixe seu comentário