Cristo Redentor ganha nova iluminação nesta terça
Rio de Janeiro (Terça-feira, 01-03-2011, Gaudium Press) Nesta terça-feira, a cidade-estandarte do Brasil, o Rio de Janeiro, faz aniversário. E para comemorar os 446 anos de fundação da Cidade Maravilhosa, ou São Sebastião do Rio de Janeiro, seu nome oficial, o maior cartão-postal do país vai ganhar novos tons – ou melhor, novas luzes. Será inaugurada hoje uma nova iluminação para o Cristo Redentor.
Com isso, a inauguração das novas luzes marca também o início das comemorações dos 80 anos do Cristo, símbolo máximo do país e uma das sete maravilhas do mundo moderno. O aniversário da Imagem é dia 12 de outubro, mesmo dia em que se celebra Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
As novas luzes serão acionadas às 18horas pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta por meio de um celular, direto do Palácio Laranjeiras, sede do Governo fluminense, onde será realizada uma cerimônia oficial com a participação do governador Sérgio Cabral e será lançado o cronograma oficial das comemorações do octogenário da imagem.
A nova iluminação do Cristo Redentor é uma das mais modernas do mundo segundo seus realizadores e é em LED, sistema de projeção de última geração que garante eficiência energética e maior potência luminosa. Serão 300 projetores, que consomem 38 vezes menos energia que os do sistema antigo (equivalentes ao gasto de 40 chuveiros elétricos). Agora, o gasto é equivalente ao de apenas dois chuveiros. Um Cristo Redentor mais sustentável, portanto.
Além disso, o novo sistema de luzes, chamado de Lighting Control Engine, é muito mais dinâmico, permitindo, por exemplo, que os projetores sejam controlados de forma individual no que diz respeito às cores e à intensidade da luz. Com isso, será possível a criação de diversas cenas e iluminações no monumento, especialmente em datas temáticas.
O sistema de iluminação a as mudanças foram aprovadas pelo Iphan (Insitituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), pelo Parque Nacional da Tijuca, onde está localizado o Cristo, e pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos. Um convênio que será assinado hoje com a Vale garantirá a manutenção da nova iluminação pela empresa.
Eventos e correção histórica
Até o dia 12 de outubro, dezenas de atividades serão realizadas para celebrar os 80 anos do Cristo Redentor. Serão eventos religiosos, esportivos, gastronômicos, de moda, musicais, mostras fotográficas.
Uma destas atividades será a exposição itinerante “Cristo Redentor ParaTodos”, que levará uma réplica do Cristo, de 3,80m para todas as capitais do país e também para 19 outros países, em todos os continentes.
Parte dessas recordações históricas do monumento servirá também para corrigir um grande equívoco que ainda persiste para grande parte dos brasileiros. “O Brasil entende que o Cristo foi uma doação do governo francês, e isso é um equívoco! O Cristo foi feito por brasileiros, para brasileiros, com dinheiro brasileiro. Por conta desse erro, para que a gente comece a quebrar o paradigma, teremos um ano de atividades, de eventos, para comemorar os 80 anos”, declarou o coordenador-geral da festa do Cristo, Eduardo Maruche, ouvido pela Arquidiocese do Rio.
Para o arcebispo do Rio, Dom Orani, as comemorações do 80º do Cristo devem servir sobretudo para propiciar uma reflexão social. “Este aniversário será uma oportunidade de anunciar para o mundo valores importantes para a sociedade”, disse o arcebispo.
Deixe seu comentário