Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida visita a arquidiocese de Curitiba
Imagem da padroeira do Brasil permanece em Curitiba até domingo |
Curitiba (Sexta-Feira, 25-02-2011, Gaudium Press) Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é uma das manifestações da Virgem mais queridas dos fiéis católicos e conta com uma multidão de devotos em todas as regiões do país, com destaque para a região de Aparecida do Norte, estado de São Paulo, onde fica localizado o Santuário Nacional de Aparecida. E desde quarta-feira (23), a arquidiocese de Curitiba está recebendo a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que é sempre acolhida com fé e devoção pelos lugares por onde passa.
De acordo o Santuário Nacional, a peregrinação de Nossa Senhora Aparecida é uma forma de retribuir a visita dos romeiros ao seu Santuário, que hoje recebe um número superior a 9,5 milhões de peregrinos ao ano, além de ir ao encontro daqueles que ainda não tiveram condições de visitar a Casa da Mãe Aparecida. A assessoria ainda destaca que a comunidade que recebe a visita da Padroeira do Brasil tem a oportunidade de viver um tempo especial da graça de Deus, aproximando-se de Jesus e entrando na dinâmica da Salvação.
Na última quarta-feira a imagem passou pelo Santuário do Perpétuo Socorro, e de lá a imagem foi levada na quinta-feira (24), às 20h, para a Igreja de Santa Terezinha, em Colombo. Já nesta sexta-feira (25), também às 20h, será a vez da Igreja de São José, no Capão Raso, receber e acolher a imagem da Virgem. No sábado, dia 26 de fevereiro, a padroeira será recebida pelos fiéis na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, com um missa solene presidida pelo arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti.
A imagem de Nossa permanecerá na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe até o domingo (27), e durante todo o dia serão feitas celebrações e os fiéis poderão fazer sua homenagem à padroeira. Às 18h, Nossa Senhora Aparecida se despede de Curitiba, após uma missa celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti.
A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida mede 39 centímetros, incluindo o pedestal. É feita de terracota (argila modelada e cozida em forno). Seu escultor, segundo estudos por peritos em imagens, é o religioso beneditino Frei Agostinho de Jesus. Ela se encontra no nicho da Nova Basílica, onde recebe, diariamente, as manifestações de fé e devoção do povo brasileiro.
Breve histórico das visitas
No ano de 1931 foi realizada a primeira visita da Imagem à cidade do Rio de Janeiro, na época Capital Federal do Brasil. Essa visita da Imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Rio aconteceu por ocasião de sua proclamação como “Rainha e Padroeira do Brasil”. Mais de um milhão de pessoas lá se reuniram para receber a ilustre visita.
Desde então ocorreram inúmeras peregrinações, especialmente com o missionário redentorista Pe. Vítor Coelho de Almeida. No ano de 2004, por ocasião do centenário de sua Coroação, a Imagem Peregrina percorreu várias arquidioceses, dioceses e paróquias do Brasil e também no exterior.
Deixe seu comentário