Diocese de Joaçaba (SC) se reúne para acolher seu novo bispo
Joaçaba (Terça-Feira, 22-02-2011, Gaudium Press) No último sábado, dia 19 de fevereiro, a Diocese de Joaçaba, no estado de Santa Catarina, realizou uma grande festa para acolher e prestigiar seu novo bispo diocesano, Dom Mário Marquez. A cerimônia de posse foi marcada pela fé e pela esperança entre os inúmeros fiéis, que vieram de várias partes do estado e mesmo do Brasil para acompanhar a solenidade. A diocese estava sem um bispo titular desde abril de 2010, quando Dom Walmir Alberto Valle renunciou, conforme o cânon 401, parágrafo 2, do Código de Direito Canônico, por motivo de idade avançada.
A celebração solene de posse do novo bispo teve início às 16h e contou com a participação de diversos padres, freis e autoridades religiosas que representaram várias regiões da cidade e do estado. Dom Mário ressaltou, durante a solenidade, que pretende corresponder às necessidades da diocese, que compreende 31 municípios. E, para isso quer contar com o apoio das autoridades religiosas e das próprias comunidades locais. O novo prelado ainda destacou que neste primeiro momento quer se inteirar das necessidades e da situação da região, para depois analisar quais as prioridades e as providências a serem tomadas.
Na ocasião de sua indicação pelo Papa Bento XVI, no dia 22 de dezembro de 2010, Dom Mário afirmara que quando se é divulgada uma nomeação como essa não se tem mais nada a dizer a não ser: “Sim, estou indo, pronto, disposto a cumprir essa nova missão que vem do Vaticano”.
Dom Mário Marquez, na cerimônia de posse episcopal do último sábado |
Histórico de Dom Mário
Dom Mário Marquez, OFMCap, nasceu em 23 de novembro de 1952 em Luzerna, na Diocese de Joaçaba. Entrou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e frequentou o segundo grau no Seminário Santa Maria, em Engenheiro Gutierrez, fez os estudos de Filosofia no Convento Capuchinho Bom Jesus, em Ponta Grossa, e estudou Teologia no ITESC – Instituto Teológico de Santa Catarina, em Florianópolis.
Emitiu a sua primeira profissão na Ordem Capuchinha em 22 de fevereiro de 1976 e a profissão perpétua em 06 de outubro de 1979. Foi ordenado sacerdote em 22 de novembro de 1980. Como religioso, pertence à Província Capuchinha do Paraná e Santa Catarina, onde exerceu as seguintes funções: Pároco da Paróquia São Pedro, em Rancho Alegre e da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Uraí (1980-1982); Capelão Militar da Força Aérea, Capelão da Base Aérea de Curitiba (1983- 1984); Vigário das Paróquias de Nossa Senhora das Mercês e de Nossa Senhora da Luz, em Curitiba (1992-1993); Capelão do II Comando Aéreo Regional de Recife (1994-1996); Pároco da Catedral Rainha da Paz, da Diocese Militar do Brasil, em Brasília (1996-2006).
Em 31 de maio de 2006 foi nomeado bispo titular de Nasai e Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, no Estado do Espírito Santo. Foi consagrado bispo em 06 de agosto do mesmo ano.
Deixe seu comentário