Gaudium news > Metade dos católicos do mundo vive na América

Metade dos católicos do mundo vive na América

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 21-02-2011, Gaudium Press) Foi apresentado ao Papa neste sábado o novo Anuário Pontifício da Igreja, compêndio que reúne dados principalmente sobre a distribuição e o número de católicos por regiões. A compilação das estatísticas da fé católica no mundo foi apresentado a Bento XVI pelo Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, e por Dom Filloni, substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.

Entre os principais destaques estatísticos, nota-se que o número de católicos está em aumento e que metade deles está na América. O Anuário de 19 de fevereiro de 2011, de cerca de 2300 páginas, foi organizado por Mons. Vittorio Formenti, encarregado do Escritório Central de Estatística da Igreja, pelo estudioso Enrico Nenna e por outros colaboradores.

As novas estatísticas dizem respeito às 2.956 circunscrições eclesiais no mundo. Segundo o Anuário, de 2008 a 2009 o número de fiéis católicos aumentou em 15 milhões. Hoje no planeta vivem 1 bilhão e 181 milhões de católicos, metade dos quais se encontra na América. Os católicos europeus são a metade dos católicos americanos, e o maior crescimento dos fiéis se deu na África, 15,2%.
Aumentou também o número dos bispos, graças, particularmente, à criação de 10 novas sedes episcopais, um exarcado apostólico e um vicariato apostólico. Também neste caso o crescimento mais dinâmico se fez notar no continente africano.

O comunicado faz notar ainda que “a população sacerdotal permanece em crescimento moderado que teve início em 2000. O número de sacerdotes, tanto diocesanos quanto religiosos, aumentou de fato durante os últimos dez anos (+ 1,34% a nível mundial), passando de 405.178 em 2000 a 410.593 em 2009”. Somente a Europa mostrou um decréscimo, enquanto nos outros países o número do clero aumentou. Permanece também a tendência de aumento dos sacerdotes diocesanos.

Por outro lado, não houve aumento no número mundial das religiosas professas, segundo os dados estatísticos da Igreja. Em 2008 eram 739.068, reduzindo-se a 729.371 em 2009. Somente na África e na Ásia foi observado um aumento. Por sua vez, aumentou o número de candidatos ao sacerdócio. “Grande parte do aumento é atribuído à Ásia e à África, com ritmos de crescimento de 2,39% e de 2,20% respectivamente. A Europa e a América registraram uma contração, respectivamente, de 1,64% e 0,17% no mesmo período”, divulgou o comunicado.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas