Gaudium news > Conselho dos Cardeais se reúne para analisar balanços econômicos do Vaticano

Conselho dos Cardeais se reúne para analisar balanços econômicos do Vaticano

Cardeal Bertone.jpg
Cardeal Tarcisio Bertone esteve a frente da reunião, que apontou a boa saúde financeira do Vaticano

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 17-02-2011, Gaudium Press) Com a presidência do Cardeal Secretário de Estado vaticano, Tarcisio Bertone, aconteceu nos últimos dois dias, 15 e 16, no Vaticano, uma reunião do Conselho dos Cardeais para o estudo dos problemas organizativos e econômicos da Santa Sé. Foi o que foi informou hoje o Vaticano por meio de um comunicado.

Para estudar os dois balanços – o orçamento consolidado de 2011 da Santa Sé e o orçamento do Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano – se reuniram os representantes da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé, do Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano e a Administração do Patrimônio da Sé Apostólica.

Os balanços orçamentários concernem aos Organismos da Cúria Romana, à Câmera Apostólica e às instituições midiáticas da Santa Sé, como Radio Vaticana, a Tipografia Vaticana – Editora “L’Osservatore Romano”-, o Centro Televisivo Vaticano e a Livraria Editora Vaticana, e se referem às questões das exigências econômicas e da gestão territorial do Estado Vaticano, e também às necessidades de suporte para a Sé Apostólica e às relativas atividades.

Constata-se ainda através dos balanços, diz o comunicado do Vaticano, “a presença de claros sinais de recuperação, as incertezas do sistema econômico global, mas também os acrescidos custos de gestão”. O comunicado ressalta também que “são insubstituíveis fontes de subvenção” as ofertas livres dos fiéis.

A Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé foi representada pelo presidente, o cardeal Velasio De Paolis, e pelo contador geral, Stefano Fralleoni. O Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano foi representado pelo Cardeal Giovanni Lajolo e por Dom Carlo Maria Viganò, respectivamente presidente da Comissão Cardinalícia e secretário-geral do Governatorado; além do Cardeal Attilio Nicora e do Mons. Domenico Calcagno, respectivamente presidente e secretário da Adminisitração do Patrimônio da Sé Apostólica.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas