A Igreja é a primeira “rede social global”, afirma Dom Wells no 80° aniversário da Radio Vaticana
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 11-02-2011, Gaudium Press) Para comemorar os 80 anos da “voz do Papa”, alcunha pela qual é conhecida a Radio Vaticana, o cardeal Giovanni Lajolo, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, e Dom Peter Bryan Wells, assessor para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, anunciaram ontem para a imprensa a inauguração de uma mostra especial nos Museus Vaticanos dedicada à pioneira radiotransmissora.
E não faltaram palavras para incensar a importância evangelizadora e o quase ineditismo, para a época, da proposta da Rádio. Segundo Dom Wells, a Igreja Católica sempre foi o a primeira “rede social global”, graças a sua missão evangelizadora, e tampouco deveria temer a globalização midiática.
“Muito antes – continuou o arcebispo – que as novas mídias existissem, a linguagem, os valores cristãos, o modo de conceber o homem uniam os católicos de todo o mundo, qualquer que fosse a cultura, a língua, a idade, raça ou nível econômico”.
Isso não impede que a Igreja se mantenha atualizada com a modernidade, ‘updated’, e lance mãos das novas ferramentas virtuais para levar adiante a sua missão evangelizadora e para estar mais próxima da juventude. “Hoje é preciso estar presente nos foros, atualizar as páginas web, para poder alcançar um mundo cada vez mais faminto de notícias”, ponderou Dom Wells.
O Cardeal Lajolo, por sua vez, definiu a Radio Vaticana como “uma grande família que não conhece fronteiras”, citando as palavras do Santo Padre pronunciadas há cinco anos.
A mostra sobre os 80 anos da Radio Vaticana nos Museus Vaticanos, com o título “A volta ao mundo em 80 anos Radio Vaticana 1931 – 2011”, traz, como destaque, microfones usados pelos pontífices – inclusive o primeiro construído por Marconi e usado pelo Papa Pio XI no dia da inauguração da Rádio, 13 de fevereiro de 1931. A mostra também reúne vídeos sobre a instituição e um filme sobre o Museu da Radio Vaticana.
Além do cardeal Lajolo e do arcebispo Wells, esteve também presente na apresentação da mostra à imprensa a filha do cientista Guglielmo Marconi, Elettra Marconi.
Deixe seu comentário