Gaudium news > Conselho do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio pede liberdade de culto na região

Conselho do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio pede liberdade de culto na região

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 08-02-2011, Gaudium Press) O Vaticano divulgou hoje um comunicado sobre os assuntos levantados pela 2ª Reunião do Conselho Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos, realizada entre 20 e 21 de janeiro junto à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos. De acordo com o documento, foram refletidos os documentos sinodais produzidos até o momento e o teor das Proposições, a fim de uma colaboração direta para a preparação da Exortação pós-sinodal pelo Papa Bento XVI.

Mas foi a situação geopolítica da região e a questão da liberdade de culto e de religião – especialmente a proteção à minoria cristã – que mereceram acentuado destaque pelos participantes. Segundo os delegados sinodais, as “comunidades cristãs nos lugares duramente atingidos pela violência e por atentados precisam de apoio material e moral e têm o direito de exercitar a sua liberdade de culto e de religião”.

No entendimento do Conselho, “o respeito das comunidades cristãs ajuda a apagar no Oriente Médio eventuais focos anti-cristãos, a conter a emigração dos cristãos da região, sua terra natal, e favorecer o bem comum”.

A reunião foi presidida pelo secretário geral do Sínodo, Monsenhor Nikola Eterovic, e teve a participação de vários cardeais, bispos e religiosos. A data da próxima reunião do Conselho, a terceira, foi marcada para 30 e 31 de março. Os membros encerraram os trabalhos com uma oração pela paz, pedindo à Virgem Maria para que os países da região obtenham “o dom da paz na justiça para todos”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas