Gaudium news > Dom João Braz de Aviz se despede de Brasília, rumo à Roma

Dom João Braz de Aviz se despede de Brasília, rumo à Roma

Dom Joao Braz Aviz.jpg
Dom João assume a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica

Brasília (Terça-feira, 08-02-2011, Gaudium Press) Após sete anos de trabalhos na Arquidiocese de Brasília, Dom João Braz de Aviz se despede da capital federal no próximo dia 13 de fevereiro. A celebração eucarística está marcada para às 9h30 na Catedral Metropolitana.

O arcebispo de Brasília embarca para Roma no próprio dia 13 para assumir a prefeitura da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, cargo a ele designado pelo Papa Bento XVI no dia 4 de janeiro. Dom João ocupará o posto que era comandado pelo Cardeal Franc Rodé, que apresentou sua renúncia por atingir o limite de idade previsto no Código de Direito Canônico.

Os ensaios e os preparativos para este momento especial acontecem desde o dia 22 de janeiro, quando o coral de mil vozes que se apresentou durante o XVI Congresso Eucarístico Nacional em maio do ano passado, em Brasília, se reuniu para a escolha do repertório a ser apresentado durante a celebração.

O prelado disse que “nestes quase sete anos na Arquidiocese de Brasília, experimentei a graça de servir uma Igreja unida, fiel e generosa e confio esta nova etapa de minha vida ao Senhor, que pode me sustentar”.

Biografia

O novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica é catarinense e tem 63 anos. Completou seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana e foi laureado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Lateranense, ambas em Roma.

Dom João Braz de Aviz foi ordenado sacerdote em 26 de novembro de 1972 e incardinado na Diocese de Apucarana (PR). Sua ordenação episcopal aconteceu em 31 de maio de 1994 para ser bispo auxiliar na Arquidiocese de Vitória (ES). Em 1998, o Papa João Paulo II o nomeou bispo da Diocese de Ponta Grossa (PR) onde exerceu seu ministério até 2002 quando foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Maringá (PR). Em 2004 foio nomeado arcebispo de Brasília.

O brasileiro será o 22º prefeito do dicastério, fundado pelo Papa Sixto V em 27 de maio de 1586 com o título de “Sacra Congretatio Super Consultationibus Regularium” Em 1988, através da Constituição Apostólica “Pastor Bonus”, o Papa João Paulo II instituiu o nome Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

A Congregação é responsável por tudo o que pertence aos Institutos de Vida Consagrada – ordens e congregações religiosas masculinas e femininas e institutos seculares – e as Sociedades de Vida Apostólica quanto ao regime, disciplina, estudo, bens, direitos e privilégios. Sua competência está relacionada a todos os aspectos que envolvem o consagrado como a vida cristã, religiosa e clerical. Ela também é competente sobre as associações dos fiéis erigidas com a intenção de se tornarem institutos de vida consagrada ou sociedades de vida apostólica.

Dom João Braz de Aviz será o quarto brasileiro a ocupar um cargo deste gênero no Vaticano. Entre os anos de 1970 e 1984 Dom Agnelo Rossi foi prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e entre 1984 e 1989 foi presidente da Administração do Patrimônio da Santa Sé. Dom Lucas Moreira Neves atuou como prefeito da Congregação dos Bispos entre os anos de 1998 e 2000. Recentemente, Dom Cláudio Hummes respondeu pela Congregação para o Clero entre 2006 e 2010.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas