Gaudium news > Milhares de fiéis alagoanos de Nossa Senhora do Pilar homenagearam sua padroeira

Milhares de fiéis alagoanos de Nossa Senhora do Pilar homenagearam sua padroeira

Maceió (Quinta-feira, 03-02-2011, Gaudium Press) Milhares de fiéis da cidade de Nossa Senhora do Pilar, a 37 quilômetros de Maceió, em Alagoas, celebrara ontem o dia de sua padroeira, que dá nome à cidade. A festa pela Virgem do Pilar é uma antiga tradição no pequeno município, cujos habitantes param para homenagear com procissões e missa.

Uma missa solene presidida pelo pároco da cidade, Padre Eridan. Os festejos, ontem – mesmo dia em que a Igreja celebrou a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira de Porto Alegre – reuniram milhares de fiéis em procissão, considerada uma das mais importantes e tradicionais do estado, segundo a arquidiocese de Maceió. Diversas caravanas da capital do estado e também de cidades próximas como Rio Largo, São Miguel dos Campos se dirigiram à cidade para a Festa, informaram os organizadores.

O andor conduzindo a imagem de Nossa Senhora do Pilar desfilou saindo da praça principal da cidade, onde se encontra a igreja matriz, e passou pelas várias ruas por onde passou o cortejo. A imagem de Nossa Senhora do Pilar era a última da procissão, sendo precedida no cortejo por 14 andores de santos, entre eles São Benedito, São Pedro, Santa Terezinha, São Jorge, Santa Rita, São Cristovão, Santa Bárbara, São José, entre outros.

História

A devoção a Nossa Senhora do Pilar na Cidade de Pilar, segundo o site City Brazil, data de uma tradição antiga. Tudo começou onde existia, primitivamente, um engenho movido a água, pertencente a José de Mendonça Alcarção Ayala, um dos antepassados do Barão de Mundau.

Em meados do século passado, de acordo com alguns autores, constituíra-se, no mesmo lugar,
uma pequena povoação situada à margem norte da lagoa Manguaba, habitada por pescadores. Por ali embarcavam viajantes e produtos procedentes do centro e, principalmente, do Vale do Paraíba, como Atalaia e Capela, destinados a Maceió e à antiga cidade de Alagoas.

Segundo a tradição, foi encontrada na localidade por pescadores uma imagem de Nossa Senhora do Pilar, como na tradição do aparecimento da Virgem ao apóstolo Tiago. Este aparecimento determinou o nome da cidade e sua padroeira.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas