Gaudium news > 20º Curso para Bispos aborda interpretações do Concílio Vaticano II

20º Curso para Bispos aborda interpretações do Concílio Vaticano II

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 02-02-2011, Gaudium Press) O segundo dia do 20º Curso para Bispos, que está sendo realizado desde 31 de janeiro no Centro de Estudos, no Sumaré, Rio de Janeiro, foi marcado pela palestra do membro da Faculdade de Teologia S. Damaso,  de Madri, Espanha, monsenhor Gabriel Richi Alberti. O religioso abordou o tema do Concílio Vaticano II, sob o título “Hermenêutica conciliar: reforma ou renovação?”.

cursobispos3.jpg
20ª edição do Curso dos Bispos seguirá até esta quinta-feira, 03 de fevereiro/ Foto: CNBB

Segundo monsenhor Alberti, a teologia conciliar dá margem a diversas interpretações; contudo, para o arcebispo, pode-se destacar três fases por qual passaram a interpretação e a recepção do Concílio Vaticano II. A primeira, caracterizada pela exaltação, “pela interpretação de que o concílio era algo libertador”. A segunda, sob o símbolo da decepção, por parte daqueles que esperavam renovações mais imediatas, e a terceira, mais equilibrada, “capaz de integrar os elementos da doutrina tradicional na eclesiologia da comunhão e na antropologia cristã proposta pelo Vaticano II”.

Depois de apresentar as três fases, monsenhor Alberti versou a respeito do pontificado do Papa Bento XVI, o qual ele descreveu como uma nova etapa da hermenêutica. Conforme o monsenhor, o pontífice propôs a existência de duas interpretações: uma baseada no conceito de descontinuidade e ruptura e outra calcada no conceito de renovação, mas “dentro da continuidade do único sujeito-Igreja”.

Finalizada a palestra do religiioso espanhol, os participantes se reuniram na capela do Centro de Estudos para oração das Vésperas.

Visita

À noite, em companhia do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e do núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, os bispos visitaram o Centro de Operações Rio, a convite do prefeito Eduardo Paes, e conheceram mais de perto as instalações do centro que monitora 24 horas por dia a capital carioca, com o objetivo de otimizar o funcionamento da metrópole. Ali, abençoaram as instalações e os funcionários presentes.

A 20ª edição do Curso de Bispos segue até amanhã, 03.

Com informações da arquidiocese do Rio de Janeiro.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas