Gaudium news > União Europeia não chega a um acordo sobre a resolução contra a perseguição dos cristãos

União Europeia não chega a um acordo sobre a resolução contra a perseguição dos cristãos

Catherine-Ashton.jpg
Texto de Catherine Ashton foi limitado a expressões gerais e não agradou alguns ministros

Bruxelas (Quarta-feira, 02-02-2011, Gaudium Press) Acabou em impasse um acordo entre os ministros das relações exteriores dos 27 países-membros da União Europeia sobre o texto da liberdade religiosa que deveria defender os cristãos. A iniciativa do último dia 7 de janeiro do ministro italiano, Franco Frattini, não encontrou aprovação de todos os ministros europeus na tarde de segunda-feira em Bruxelas. Somente 15 deles votaram a favor.

O texto proposto pela chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, foi limitado a expressões gerais, sem mencionar a palavra “cristãos”. Esta solução não agradou a alguns ministros, entre os quais os da Polônia, Rados?aw Sikorski, que propôs instituir em Bruxelas um departamento que se dedique ao tema da liberdade religiosa.

O ministro Frattini disse que visivilmente apoiaram a iniciativa 15 países da UE. Os contrários foram Luxemburgo, mas também os países de tradição católica, como Portugal, Espanha e Irlanda. Discussões sobre a declaração foram adiadas. No dia 20 de janeiro os 27 ministros das relações exteriores votaram na última sessão do Parlamento Europeu uma resolução que condena as perseguições contra os cristãos e que também defende a liberdade religiosa.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas